Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Consciência Negra

Publicado: Quinta, 12 de Novembro de 2020, 09h29 | Última atualização em Terça, 17 de Novembro de 2020, 13h54

Semana da Consciência Negra discute inclusão e representatividade negra

A partir desta quarta-feira, dia 18, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), dá início aos eventos da Semana Nacional da Consciência Negra. No primeiro dia, as palestras de abertura têm como tema Antirracismo e inclusão em sala de aula e Representatividade negra na educação familiar. Toda a programação é gratuita e é transmitida pelo canal do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), no YouTube.

O evento acontece em formato de roda de conversa e a participação, interação e perguntas do público são importantes. Serão abordados temas também como racismo, relações étnico-raciais, beleza crespa, política, cultura, esporte e história. De acordo com o coordenador Wendell Bráulio, "é importante que cidadãos negros e negras possam ter espaço e voz para produzir transformações dentro das instituições".

Esta é a quarta edição da Semana Nacional da Consciência Negra organizada pelo IFSULDEMINAS em Passos. Além das transmissões on line, uma novidade este ano é que todas unidades do Instituto Federal também estão integradas na realização e participação do evento por meio do Neabi.

As palestras terminam no dia 2/12 com a palestra Raça, classe e lutas anticolonias com o historiador Jones Manuel. Além do YouTube, os interessados poderão acompanhar o evento nos demais canais do Neabi em redes sociais. Os participantes receberão certificados pela presença em cada palestra.


Campus Passos divulga programação da IV Semana da Consciência Negra

cartaz IV SCNNo dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O IFSULDEMINAS - Campus Passos preparou três atividades, as quais serão abordadas, no canal do Youtube do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI Passos), diversos tópicos sobre o tema. Confira!

Tema Central: A formação acadêmica como trincheira de (re)existência

Data: 18/11 - 19 h

Link do canal: bit.ly/neabipassos

Link da live: bit.ly/neabipassoslive01

Mediação Profa. Dra Mariana Teixeira

Tema: Educação, identidade e infância da criança negra.

Convidados:

Luana Tolentino: "Antirracismo e inclusão em sala de aula".

Natália e Luis – Representatividade negra na educação familiar

E-mail para contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

27/11 - 19 h

Link da live: bit.ly/neabipassoslive2

Projeto de Extensão Capoeira, Uma Roda do Saber

Mediação Prof. Me Wendell Braulio

Mestre Terra convida o Grão Mestre Reginaldo Santana e convidados.

  

02/12 - 19 h

Link da live: bit.ly/neabipassoslive3

Raça, classe e lutas anticoloniais.

Mediação Prof. Dr Rildo Duarte

Convidado:

Jones Manoel

registrado em:
Fim do conteúdo da página