Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Libras
Início do conteúdo da página

Libras

WhatsApp Image 2020 03 26 at 10.49.17O direito à informação e à comunicação é um direito humano essencial para o exercício da cidadania. Por meio delas, os cidadãos tomam decisões e reconhecem o seu papel na sociedade.

Com o avanço dos meios tecnológicos, principalmente a internet, observou-se a propagação rápida e acessível de informação para a maioria das pessoas, seja pelo rádio, televisão, celular, etc. Porém, para se ter acesso a essas informações, é preciso escutar ou ler a informação transmitida, o que pode ser um obstáculo para pessoas surdas.

A Língua Portuguesa tem caráter de segunda língua para os surdos, envolvendo um longo processo de aprendizado em que precisam memorizar o conjunto da palavra, por meio de imagens e sinais, visto que não tem audição para desenvolver memória fonológica. Por essa razão, mesmo que a televisão ou outras plataformas tenham recurso de legenda, a maioria dos surdos não conseguem fazer a leitura de forma rápida e inteligível. 

Conforme a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, a Libras é a forma de comunicação e expressão de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Pessoas surdas têm direito a ter acesso à informação de sua cidade, estado e país em sua língua materna, a Libras. No Brasil, o acesso à informação é garantido pela Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que exige que não haja barreiras na comunicação.

Pensando nisso, a intérprete de Libras do Campus Passos, Karoline Nascimento, traduz, neste espaço e nas redes sociais da instituição, notícias e informações na Língua Brasileira de Sinais. A intenção é fazer com que a notícia chegue até os surdos da cidade e região. 

Confira:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página