Página inicial > Notícias > Controladoria Pública

Controladoria Pública

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 17h37 | Última atualização em Terça, 23 de Abril de 2019, 17h45

Turma de Administração participa de debate sobre controladoria pública

WhatsApp Image 2019 04 17 at 11.16.17O poder público municipal precisa de um profissional para auxiliar seu gestor na correta aplicação dos recursos e também para avaliar resultados, não é mesmo? Pensando nisso, o professor do curso de Administração, Arnaldo Botazini, convidou o ex-controlador do município de Passos, o advogado Marcos Geraldo Baldini, para falar um pouco sobre sua experiência aos estudantes do 7º período.

Durante o debate, Marcos explicou sobre o funcionamento de um órgão de controle na Administração Pública, destacando a utilização de ferramentas gerenciais como accountability e compliance e ressaltou que, dessa forma, haverá "substancial melhora na utilização dos recursos públicos, com considerável ganho para a sociedade". "Foi uma excelente oportunidade para expor como se dá a atuação do controle interno, o qual deve, para bem desempenhar suas importantíssimas funções, atuar com total liberdade, observando os princípios constitucionais e, sobretudo, o princípio da segregação de funções, sendo expressamente vedado aos membros do controle interno o exercício de outras funções que não a específica do controle".

Para o estudante Lucas Guimarães, a palestra ajudou a esclarecer dúvidas e a observar como o papelWhatsApp Image 2019 04 17 at 11.16.21 da controladoria é importante dentro de uma prefeitura. "É uma ajuda para nós, administadores, a obtermos mais conhecimento sobre a controladoria que as organizações utilizam no dia a dia e de acordo com a lei".

O colega Caíque Queiroz também destacou a troca de experiências durante o debate e acrescentou a importância desse profissional estar preparado para o ambiente em que irá trabalhar. "Podemos observar os caminhos seguidos, as difíceis decisões e o mercado na realidade. Podemos ver que realmente o ambiente pode ser hostil e de alta pressão, o que acaba ocasionando uma grande rotatividade desse profissional, que deve estar muito preparado para estes desafios".

23/04/2019