Controladoria Pública
Turma de Administração participa de debate sobre controladoria pública
O poder público municipal precisa de um profissional para auxiliar seu gestor na correta aplicação dos recursos e também para avaliar resultados, não é mesmo? Pensando nisso, o professor do curso de Administração, Arnaldo Botazini, convidou o ex-controlador do município de Passos, o advogado Marcos Geraldo Baldini, para falar um pouco sobre sua experiência aos estudantes do 7º período.
Durante o debate, Marcos explicou sobre o funcionamento de um órgão de controle na Administração Pública, destacando a utilização de ferramentas gerenciais como accountability e compliance e ressaltou que, dessa forma, haverá "substancial melhora na utilização dos recursos públicos, com considerável ganho para a sociedade". "Foi uma excelente oportunidade para expor como se dá a atuação do controle interno, o qual deve, para bem desempenhar suas importantíssimas funções, atuar com total liberdade, observando os princípios constitucionais e, sobretudo, o princípio da segregação de funções, sendo expressamente vedado aos membros do controle interno o exercício de outras funções que não a específica do controle".
Para o estudante Lucas Guimarães, a palestra ajudou a esclarecer dúvidas e a observar como o papel da controladoria é importante dentro de uma prefeitura. "É uma ajuda para nós, administadores, a obtermos mais conhecimento sobre a controladoria que as organizações utilizam no dia a dia e de acordo com a lei".
O colega Caíque Queiroz também destacou a troca de experiências durante o debate e acrescentou a importância desse profissional estar preparado para o ambiente em que irá trabalhar. "Podemos observar os caminhos seguidos, as difíceis decisões e o mercado na realidade. Podemos ver que realmente o ambiente pode ser hostil e de alta pressão, o que acaba ocasionando uma grande rotatividade desse profissional, que deve estar muito preparado para estes desafios".
Redes Sociais