Página inicial > Noticias não publicadas > Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Semana da Biblioteca aborda leitura, diversidade e sustentabilidade em diversas ações

A Biblioteca Clarice Lispector – centro de estudos e unidade de informação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Passos, promoveu do dia 23 a 30 de outubro a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019 (SNLB). Neste ano, as ações foram desenvolvidas pensando em três eixos: leitura, diversidade e sustentabilidade. A SNLB 2019 foi organizada pela coordenadora geral da Biblioteca Clarice Lispector Romilda Pinto da Silveira.

A Semana teve início no dia 23 (quarta) com quatro exposições no espaço físico da Biblioteca. A primeira foi uma exposição poética intitulada: O lugar onde vivo, que retratou, através de mapas mentais ilustrativos, poemas da literatura brasileira que abordam a questão do cotidiano, fazendo, por meio da fruição e interpretação dos textos, que os alunos do Ensino Médio integrado, que produziram o material, pudessem refletir sobre o espaço ao seu redor e a relação do ser humano com ele. Dessa forma, a atividade se incorpora em todos os eixos temáticos do evento. Essa ação foi articulada pelas Professoras de Língua Portuguesa Raíssa Médici e Kelly Cristina D’Ângelo.

Durante os dias da SNLB foi disponibilizado um notebook para que os visitantes e usuários pudessem assistir aos documentários produzidos também pelos alunos do Ensino Médio Integrado para a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa. Três documentários foram produzidos sob a orientação da Professora de Língua Portuguesa e Literatura Kelly D’Ângelo.

Concluindo a participação dos cursos do Integrado, a Exposição Sim nós nos importamos: Projeto Moçambique fez alusão ao ciclone IDAI que devastou o país africano. Durante o acontecimento, os alunos produziram materiais e cartas se solidarizando com a população moçambicana, sob orientação da Professora Juliana Dias.

A organização dessas três exposições contou com a parceira entre as professoras já citadas e a auxiliar de Biblioteca Gisele Silva Oliveira. Para Gisele, a Semana foi abrilhantada com as exposições que aproximam o público usuário da Biblioteca. “Tivemos ações de cunho relevante tanto na questão dos eixos quanto na questão social, educacional e humanitária de nosso público de alunos. Os trabalhos abordam a diversidade por meio de pensar a integração entre os diversos povos da Terra, e em pensar a sustentabilidade preocupando-se também com as questões ambientais como o ciclone, fazendo um apelo por meio do pensamento crítico”, disse Gisele.

A parceria com a Educafro, ONG que promove cursinhos pré-vestibulares e pré-ENEM comunitários para negras e negros e pessoas de baixa renda, por meio do Núcleo Dércio Andrade, de Passos, levou à entrada da Biblioteca a exposição 20 anos do cursinho: Dércio Andrade em Todo Lugar. O organizador dessa ação e voluntário do Núcleo, o auxiliar de Biblioteca Danilo Vizibeli, explica que a expressão “em todo lugar” marca a resistência do movimento negro que deve estar presente em todos os espaços garantido direitos.

Biblioteca Verde

No dia 24 (quinta-feira) o Projeto Biblioteca Verde promoveu um mutirão de limpeza no Complexo da Paineira, unidade esportiva com área aberta na Cohab 4. Munidos de luvas e material de proteção, estudantes, servidores e a comunidade prestaram uma ação eco-educativa, retirando lixos, entulhos e fazendo a separação dos recicláveis e o correto encaminhamento do material recolhido. Amante da natureza e dos animais a Bibliotecária Romilda Silveira propôs a ação como uma forma de estender as ações da Biblioteca para fora dos muros do IF. “Articulamos dessa forma conhecimento e ação prática, por meio de uma atitude solidária com o meio ambiente e com as pessoas. Além de ser uma atividade pontual o intuito é despertar os usuários e frequentadores do local para a conservação e preservação, diminuindo ou até mesmo erradicando o ato de jogar lixo nos espaços do Complexo da Paineira”, frisou Romilda.

Confira as fotos!

Dia Nacional do Livro

No dia 29 (terça-feira), em que se comemora o Dia Nacional do Livro, aconteceu no Auditório do Campus a Palestra Tinta Preta, Pele Escura: a literatura sob a perspectiva da diversidade, que foi proferida por Andreia Rosalina Silva que é Bibliotecária, Mestre em Educação pela UFMG e doutoranda em Educação pela UFSCar. A palestra foi aberta com uma apresentação cultural e musical do Coletivo Negro do Campus Passos AfroIF. O objetivo da apresentação da professora Andreia foi mostrar e entender o que é a literatura negra e os percalços pelos quais ela passa. Para Andreia “a literatura e a sociedade estão interligadas. A literatura não tem raça, cor, mas tem sujeitos e estes contam suas histórias, suas lutas, suas dores e se manifestam por meio da palavra – escrita ou oral”.

Finalizando a noite, a Roda de Conversas entre as professoras Michelle Aparecida Pereira Lopes (UEMG) e Nayara Silva de Noronha (IFSULDEMINAS – Campus Passos) apresentou o Clube de Leitura Livretas que é desenvolvido na UEMG e abordou a importância da literatura contemporânea e o estímulo à leitura.

Durante a semana – de 23 a 30 de outubro – ainda foi realizada a Feira de Troca de Livros que foi bastante aguardada pelos alunos e a comunidade de visitantes da Biblioteca. A feira ainda vai se estender por mais duas semanas. No dia 30 de outubro foram espalhados diversos livros pelo Campus como forma de presente para quem os encontrassem. Uma ação que fez muito sucesso. Estas duas atividades foram coordenadas pela Bibliotecária Jussara Costa.

07/11/2019

Texto: Danilo Vizibeli