Página inicial > Noticias não publicadas > Torneio Arduino Challenge

Torneio Arduino Challenge

Alunos do Campus Passos são convidados para participação no Torneio Arduino Challenge

Nos dias 15 e 16 de junho acontece a etapa classificatória do Torneio Arduino Challenge promovido pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). O torneio, que envolve somente estudantes do ensino técnico, consiste na manipulação da placa Arduino (hardware e software), realizando etapas intermediárias chamadas de missões. Não é necessário nenhum conhecimento prévio de eletrônica ou programação, apenas criatividade e vontade de aprender. O projeto é gratuito e a temática escolhida para este ano é Jurassic Park, onde os competidores deverão capturar, utilizando-se de tecnologia e criatividade, os dinossauros que escaparam dos cativeiros.

Cada instituição participante deve formar no mínimo 3 e no máximo 10 equipes de até 4 alunos cada. Segundo o Diretor-geral do IFSULDEMINAS Campus Passos Professor João Paulo de Toledo Gomes, que atuará como professor/tutor das equipes, "o evento tem como o objetivo levar para os estudantes um desafio de robótica utilizando desta plataforma, provocando assim uma inserção deste aluno ao mundo da Engenharia, permitindo que ele tenha uma noção mais consistente desta área além do aprendizado que ele ganha". Será oferecido um treinamento de Arduino online, composto por 03 aulas de hardware, 06 aulas de software, 01 apostila complementar e 01 apostila de exercícios.

O Torneio será online e acontecerá da seguinte forma:

• Classificatória (02 dias):
Treinamento para classificatória – No dia 15/06/2021 de 8h às 12h
Classificatória interna – No dia 16/06/2021 de 8h às 12h
  • Final (02 dias): em setembro durante a FETIN
Treinamento para final – 4 horas
Final intercolegial realizada durante a feira tecnológica do Inatel – FETIN – 8 horas