Programa Jovem Aprendiz
Alunos do Campus Passos participam do Programa Jovem Aprendiz

No final de 2022, 11 estudantes do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio participaram de um processo seletivo para ingressar no Programa Jovem Aprendiz do Grupo CMP. Dentre eles, a empresa selecionou, por meio de uma entrevista, cinco alunos: Cássio Eduardo Madeira, Gustavo Pereira Silva Cabral, Letícia Rodrigues de Araújo, Pedro Tobias de Paula Reis e Rafael Sousa Coelho de Oliveira. O processo seletivo foi conduzido pela gestora de Desenvolvimento de Pessoas, Andréia Maia Batista.
Durante o evento, a responsável pela seleção dos jovens aprendizes apresentou as empresas do grupo CMP, um vídeo institucional e as informações sobre o programa, como horário das atividades, remuneração, vigência e orientações para formalizar a inclusão de cada jovem no programa.
O Programa de trabalho Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000 que determina que as empresas incluam formalmente jovens, entre 14 e 24 anos, como aprendizes no seu quadro de funcionários por meio de um contrato de trabalho com duração de 11 a 24 meses. O Programa concilia a aprendizagem escolar com a prática na empresa. Assim, oportuniza o aluno a ingressar no mercado de trabalho. Nesse primeiro emprego, os alunos terão carteira de trabalho assinada com a jornada de 30 horas semanais, sendo 15 horas na empresa e o restante na escola.
O IFSULDEMINAS estava representado pelo Alex Silva, Coordenador de Estágio e Egressos da Reitoria e pelo professor Juvêncio Geraldo de Moura, orientador dos estudantes, que na ocasião representou o Diretor Geral do Campus Passos, professor Juliano de Souza Caliari. Silva falou sobre a importância da participação dos alunos no programa para conhecer o mercado de trabalho e ter um contato mais próximo com a área de atuação. Ressaltou que é inédita a participação de estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, com idade entre 14 e 16 anos, no Programa Jovem Aprendiz no IFSULDEMINAS. O professor Juvêncio Moura completou colocando que essa oportunidade contribuirá muito na formação profissional para conhecer a área de atuação entre outras áreas de conhecimento que a empresa atua e poderá auxiliar na escolha profissional.
Os alunos, responsáveis e os dois representantes do IFSULDEMINAS conheceram as dependências da empresa e os setores que irão desenvolver as suas atividades durante o período vigente do programa, previsto até fevereiro de 2024.
Texto: Professor Juvêncio Geraldo de Moura
registrado em:
O Campus
Redes Sociais