Página inicial > Noticias não publicadas > Programa Jovem Aprendiz

Programa Jovem Aprendiz

Alunos do Campus Passos participam do Programa Jovem Aprendiz

IMG 20230206 WA0018Na última segunda-feira, 06 de fevereiro de 2023, os estudantes do Campus Passos selecionados para participarem do Programa Jovem Aprendiz foram recebidos, com seus responsáveis e representantes do IFSULDEMINAS, na sede do Grupo CMP para conhecerem sobre o funcionamento e estrutura da empresa, bem como sobre o programa.

No final de 2022, 11 estudantes do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio participaram de um processo seletivo para ingressar no Programa Jovem Aprendiz do Grupo CMP. Dentre eles, a empresa selecionou, por meio de uma entrevista, cinco alunos: Cássio Eduardo Madeira, Gustavo Pereira Silva Cabral, Letícia Rodrigues de Araújo, Pedro Tobias de Paula Reis e Rafael Sousa Coelho de Oliveira. O processo seletivo foi conduzido pela gestora de Desenvolvimento de Pessoas, Andréia Maia Batista.

Durante o evento, a responsável pela seleção dos jovens aprendizes apresentou as empresas do grupo CMP, um vídeo institucional e as informações sobre o programa, como horário das atividades, remuneração, vigência e orientações para formalizar a inclusão de cada jovem no programa.

O Programa de trabalho Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/2000 que determina que as empresas incluam formalmente jovens, entre 14 e 24 anos, como aprendizes no seu quadro de funcionários por meio de um contrato de trabalho com duração de 11 a 24 meses. O Programa concilia a aprendizagem escolar com a prática na empresa. Assim, oportuniza o aluno a ingressar no mercado de trabalho. Nesse primeiro emprego, os alunos terão carteira de trabalho assinada com a jornada de 30 horas semanais, sendo 15 horas na empresa e o restante na escola.

O IFSULDEMINAS estava representado pelo Alex Silva, Coordenador de Estágio e Egressos da Reitoria e pelo professor Juvêncio Geraldo de Moura, orientador dos estudantes, que na ocasião representou o Diretor Geral do Campus Passos, professor Juliano de Souza Caliari. Silva falou sobre a importância da participação dos alunos no programa para conhecer o mercado de trabalho e ter um contato mais próximo com a área de atuação. Ressaltou que é inédita a participação de estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, com idade entre 14 e 16 anos, no Programa Jovem Aprendiz no IFSULDEMINAS. O professor Juvêncio Moura completou colocando que essa oportunidade contribuirá muito na formação profissional para conhecer a área de atuação entre outras áreas de conhecimento que a empresa atua e poderá auxiliar na escolha profissional.

Os alunos, responsáveis e os dois representantes do IFSULDEMINAS conheceram as dependências da empresa e os setores que irão desenvolver as suas atividades durante o período vigente do programa, previsto até fevereiro de 2024.

Texto: Professor Juvêncio Geraldo de Moura