Rotas do Conhecimento
Programa Rotas do Conhecimento oferta três novos cursos de capacitação na área de Turismo
O Programa Rotas do Conhecimento, parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), abre inscrições para três novos cursos de capacitação na área do Turismo: Espanhol Aplicado para Serviços Turísticos; Política de Turismo: Elaboração, Gestão e Implantação e Turismo Sustentável: Práticas para um Futuro Responsável.
O curso Espanhol Aplicado para Serviços Turísticos, que oferece 250 vagas, pretende desenvolver no profissional a capacidade de compreender e produzir mensagens orais e escritas em língua espanhola em nível básico, com vistas a atender tanto às demandas do setor turístico quanto às expectativas dos clientes de forma a atendê-los com objetividade e cordialidade.
Já o curso Política de Turismo: Elaboração, Gestão e Implantação, com 310 vagas, visa capacitar os participantes para a compreensão, formulação, gestão e implementação de políticas públicas de turismo, com foco no fortalecimento da governança, na inclusão social e no desenvolvimento sustentável. O curso pretende, ainda, preparar profissionais para atuar de maneira estratégica e inovadora, alinhando práticas de planejamento, execução e monitoramento às demandas do setor turístico e às tendências globais. Além disso, busca fomentar a valorização cultural, a preservação ambiental e a integração das comunidades locais nas iniciativas do turismo.
O curso Turismo Sustentável: Práticas para um Futuro Responsável, que oferece 450 vagas, abordará temas como a redução de impactos ambientais, consumo de recursos naturais, geração de resíduos, conservação da biodiversidade, estratégias para valorização da cultura local, envolvimento das comunidades no turismo para a criação de experiências autênticas que celebrem tradições e saberes regionais e, ainda, como fortalecer a economia local, incentivar a geração de empregos e apoiar pequenos negócios e produtores regionais.
Os cursos são na modalidade EaD, têm carga horária de 40 horas e são voltados para qualquer pessoa interessada com idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo e residente em município de Minas Gerais. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de conclusão.
As inscrições estão abertas do dia 17/03/2025 até o dia 07/04/2025 e as aulas ocorrerão de 14/04 a 11/05/2025. A seleção dos candidatos será por meio de sorteio eletrônico, conforme critérios estabelecidos no edital.
Inscrições
Espanhol Aplicado para Serviços Turísticos
Redes Sociais