Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NÓS NA REDE

Docente do IFSULDEMINAS atua como educadora no projeto “Nós na Rede”

Professora Andréa Cristina Alves participa de iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida pela Fiocruz, voltada ao fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

A professora Andréa Cristina Alves, do IFSULDEMINAS – Campus Passos, atua, desde junho de 2025, como educadora no curso de atualização profissional “Nós na Rede”, projeto do Ministério da Saúde desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília), voltado à educação permanente e à qualificação das práticas de cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A iniciativa integra o projeto “Educação Permanente para a Rede de Atenção Psicossocial no Sistema Único de Saúde: Atenção integral às pessoas em sofrimento mental” e promove espaços de formação, diálogo e reflexão a partir das experiências e dos desafios vivenciados pelos trabalhadores nos diferentes territórios.

No primeiro ciclo, a atuação da professora esteve concentrada no município de Pimenta (MG). Já no segundo ciclo, o trabalho foi desenvolvido junto aos municípios de Cássia, Monte Santo de Minas, Ibiraci e Delfinópolis, ampliando a articulação e a troca de experiências entre profissionais e serviços da região.

Como educadora, Andréa realiza facilitação de encontros presenciais, orientação e acompanhamento das atividades das educandas e articulação com a equipe pedagógica do curso, contribuindo para a construção coletiva de conhecimentos e para a qualificação das práticas de cuidado em saúde mental.

“Participar do Nós na Rede como educadora tem sido uma experiência de construção coletiva. Cada território apresenta seus desafios e potencialidades. Esses encontros nos permitem aprender com os trabalhadores, refletir sobre nossas práticas e fortalecer uma RAPS comprometida com o cuidado em liberdade, com os vínculos, com a singularidade das pessoas e com a realidade de cada território.”

A participação no “Nós na Rede” fortalece a articulação entre educação, serviço e território e reafirma a importância da educação permanente para o fortalecimento do SUS e da RAPS, contribuindo para práticas de atenção psicossocial mais integradas, territoriais, humanizadas e construídas em rede.

 

Texto: Andrea Cristina Alves

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página