Página inicial > Notícias > Projeto Humanização

Projeto Humanização

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 16h47 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 13h17

Humanizando: ciclo de diálogos acadêmicos

projeto de outubro

O modelo de programação e o modo de funcionamento de uma rádio educativa serão apresentados, hoje, em uma palestra dentro do Projeto Humanizando: Ciclo de Debates Acadêmicos. O evento será realizado a partir das 19h, no Laboratório de Humanidades. De acordo com o palestrante Tiago Severino, entre os assuntos discutidos está a estruturação da emissora de rádio do Instituto Federal.

"Nossa intenção é mostrar quais são as características dessas emissoras que têm como finalidade levar informação, entretentimento e educação", explica Severino. Segundo ele, Minas Gerais é o estado com o maior número de outorgas de emissoras de rádio do país. Entretanto, isso não significa diversidade de temas e conteúdos. "Na verdade, o que acontece quase sempre é uma repetição de modelos já praticados pelas emissoras de maior porte. A rádio educativa quebra um pouco está lógica ao colocar o que não está disponível no espectro comercial", afirma.

A implantação da emissora de rádio própria do campus tem sido um esforço realizado pela direção e pelos docentes da área de comunicação. Em julho deste ano, entrou no ar a versão on line da emissora. Recentemente, o campus recebeu a informação que o processo para obtenção de um canal educativo pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação foi exitoso. A expectativa é que no próximo ano a rádio esteja disponível na frequência 106,3 FM.

"Passos é uma cidade que já tem um número considerável de emissoras de rádio, mas a nossa proposta é diferente. O que a gente quer é uma emissora que seja capaz de alcançar todos os públicos. Por isso haverá horário com música clássica, para veiculação de palestras, mas também para jogos de futebol e músicas populares", comenta Severino, que também é coordenador da emissora do campus. Neste momento, a equipe está finalizando a produção de um conjunto de programas que a partir de novembro fará parte da grade da rádio. Um dos programas já desenvolvidos é o Templo do Rock. Ele foi produzido pelos estudantes de Produção Publicitária do IFSULDEMINAS e conta a história deste gênero musical.

A emissora também celebrou, no último mês, dois acordos internacionais. Um foi com a Rádio França Internacional (RFI) e o outro com a Deustche Welle, a rádio pública da Alemanha. Ambas emissoras oferecem conteúdo em português para ser distribuído por suas afiliadas ao redor do mundo. A rádio do campus veicula o Jornal da RFI às 6h30 e ao meio dia com o resumo dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo. Também já está disponível na grade de programação o Rádio D, um curso de Alemão em que o ouvinte aprende a cada dia palavras, expressões e a gramática germânica de um jeito bem simples.

Sob a coordenação do professor Hiran Nonato, do curso superior de Ciências da Computação, estudantes do campus estão desenvolvendo o aplicativo de celular da rádio. Mas a emissora já está disponível no app da Rádios Net e também no site www.federalfm.com.br.

Texto: Tiago Severino