Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comemorações
Início do conteúdo da página

Comemorações

Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 14h00

Educação e literatura conduzem atividades em celebração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e ao Dia do Servidor Público

1 DSC 0001Em busca de maior interação e adesão da comunidade acadêmica, o IFSULDEMINAS – Campus Passos decidiu unir dois eventos em um só: a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Servidor Público. Organizados pela Biblioteca Clarice Lispector e pela Comissão de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida, o evento "Nas Entrelinhas da Palavra: Educação e Literatura” trouxe, de 25 a 31 de outubro, feira de troca de livros, exposições, apresentações musicais, entre outros. 

Na abertura das comemorações, os servidores receberam homenagens do professor João Marcos, representante do projeto musical Quintall, e dos estudantes integrantes de grupo de dança e poesia Iformation. Depois, todos foram convidados para um café.

A professora Franciele Menegucci esteve nas festividades e acredita que a comemoração em si é importante porque revigora “a motivação para continuarem prestando um serviço público, gratuito e de qualidade”. Além disso, segundo ela, “foi emocionante ver o comprometimento dos alunos nas homenagens”.

Feira de Troca de Livros1 DSC 0058

Para fazer jus ao tema do evento, não podia faltar a velha e boa Feira de Troca de Livros. Com uma média de 50 exemplares provenientes de doação, os leitores são convidados a trazerem aquela obra esquecida na estante de casa e a trocarem por alguma de seu interesse.

O aluno do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática, Cícero José Silva Souto, aprovou a iniciativa e aproveitou para conseguir aquele livro que precisava para o Vestibular. “É uma oportunidade de trocar experiências e também uma maneira de oferecer às pessoas os livros que muitas vezes estão lá encostados. Este mesmo que troquei, de ficção, estava guardado há uns três anos”.


Exposição “Ler e Escrever na Trajetória do Tempo”

Uma Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de qualidade pede uma exposição temática. Proposta pelo auxiliar de biblioteca, Danilo Vizibeli, a deste ano contou, por meio de painéis de frases, imagens e citações, a história do livro enquanto suporte, da arte rup1 DSC 0053estre até os dias hoje, com a chegada das mídias digitais. “O objetivo da exposição foi resgatar a história do livro diante das diversas transformações pelas quais este objeto de leitura passou ao longo do tempo e a mais recente delas a revolução tecnológica ou digital”, comentou Danilo.

Outro propósito da exposição foi trazer uma reflexão sobre as práticas de leitura e escrita. Para isso, também foram expostos elementos que fizeram parte das práticas de leitura e escrita no passado e na atualidade como: Enciclopédia, máquina de escrever, escrita manual, livros em terceira dimensão  e obras teóricas que destacam a história do livro e da leitura.

“A exposição chamou a atenção dos visitantes que se sentem motivados a escrever à máquina ou mesmo escrever manualmente resgatando essas práticas que, como diz o historiador da leitura Roger Chartier, jamais deixarão de existir, coexistirão por muito tempo com o eletrônico e o digital”, finalizou Vizibeli.  


Pílulas Literárias e Cartazes em Homenagem

Durante toda a semana, os estudantes e servidores eram convidados a retirarem uma “pílula literária” ou então se 1 DSC 0038deparavam com cartas de homenagens espalhadas pela instituição. Os cartazes foram feitos a partir de cartas escritas próprios alunos, em sala de aula, direcionadas aos servidores. Cada grupo homenageou um setor e então eles foram distribuídos pelo campus.

Já as pílulas literárias (papéis com frases) foram feitas de acordo com a temática. “Na recepção, deixamos as frases de motivação profissional; na sala dos professores, aquelas de reflexão para a educação; na biblioteca, reservamos as que são voltadas para os dilemas adolescentes e também os ´antissofrência´”, brincou a auxiliar de biblioteca e uma das organizadoras do evento, Gisele Silva Oliveira.

A recepcionista Janaína Toledo de Sousa gostou da ideia e do clima agradável que ela proporcionou. “As pessoas chegam, retiram um papel, olham e acabam soltando aquele sorriso no rosto. A gente pensa que talvez elas estejam passando por algo e o dia acaba ficando mais alegre com o que leu. É uma inspiração a mais para chegar no trabalho”.


Dia do Orgulho Crespo

DSC 0223Como parte da programação da Semana, o grupo AfroIf (composto por aproximadamente dez pessoas, entre alunos e servidores do campus), preparou uma manhã voltada para a valorização das pessoas que possuem cabelo crespo, cacheado ou que estão em fase de transição capilar e/ou processo de aceitação.

Os participantes se envolveram em uma oficina de stencil para confecção de estampas em camisetas relacionadas ao Orgulho Crespo e também houve distribuição de cartões poéticos com trechos de poemas voltados ao tema.

Para Giovanna de Fátima Silva, estudante do 2º ano do curso Técnico em Produção de Moda e integrante do movimento, é relevante que as questões raciais sejam discutidas nas escolas. “Para nós, enquanto mulheres e pretas, é muito importante quando comparamos o lugar onde estamos. Estamos em uma instituição federal e não é previsto que estejamos aqui. Então, quando ocupamos este espaço, precisamos nos destacar, nos sentirmos representadas e vermos que também somos bonitas”.


Sarau

Para finalizar, a comissão organizou um sarau que recebeu o título do evento, “Nas Entrelinhas da Palavra: Educação e Literatura”. Segundo Gisele, a ideia é que as pessoas20181031 211315 pudessem fazer uma reflexão sobre o fazer poético, o exercício da escrita e da literatura e  também sobre a educação, enquanto  ato que ocorre em grande parte por meio da palavra. E, a partir disso, se expressassem por meio de poemas, músicas, desenho e dança. A atividade recebeu mais de 30 inscrições. Foram sugeridos textos, inicialmente, mas a forma de expressão foi escolhida pelos inscritos.

Para Gisele, o destaque da Semana foi o fato da união de dois eventos em um só, pois mais pessoas foram envolvidas e, dessa forma, houve mais companheirismo. “Funcionou legal, promoveu mais interação, desde a organização até a realização em si. Incluímos aí as pessoas que foram beneficiadas com o evento, como a comunidade externa, já que ele (e a biblioteca) é aberto a todos. Nós temos um grupo de pessoas que costuma frequentar o espaço e essas pessoas acabam se interessando pelas atividades. É uma forma de atrair a atenção para o campus, ver que não estamos sempre da mesma forma, que algo mudou”.

Veja como foi a edição da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do ano passado: https://www.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2049:semana-do-livro&catid=34:noticias&Itemid=58

Fotos: Fernanda Lima e Helena Madeira

Texto: Helena Madeira

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

01/11/2018

 


Campus Passos celebra Dia do Servidor Público e Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

sarauDe 25 a 31 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Passos promove atividades para comemorar o Dia do Servidor Público (28/10) e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Organizado pela Biblioteca Clarice Lispector e pela Comissão de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida, o evento "Nas Entrelinhas da Palavra: Educação e Literatura reunirá feira de troca de livros, exposições, apresentações musicais, entre outros.

Sarau

Como parte da programação, a organização preparou um Sarau, que será realizado no dia 31 de outubro. Quem quiser participar, deverá efetuar inscrição na Biblioteca nesta terça-feira, 23/10,  no período de 12 às 17h e de 19 às 21h ou na quarta, 24/10, no período de 9 às 12h. No ato da inscrição, poderá ser escolhido o texto e o modo como a pessoa deseja se apresentar no sarau (com declamação, música, desenho, encenação ou outros). Os participantes receberão certificado e um pequeno brinde.

Acesse aqui a programação completa!

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

23/10/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página