Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Recruta Passos
Início do conteúdo da página

Recruta Passos

Publicado: Quinta, 01 de Novembro de 2018, 16h22

Passos recebe Feira de Estágios e Empregos organizada por IFSULDEMINAS e UEMG

1 DSC 0027Para inaugurar os trabalhos da primeira edição do Recruta Passos – Feira de Estágios e Empregos, evento organizado pelo IFSULDEMINAS – Campus Passos e pela UEMG – Passos nos dias 12 e 13 de novembro, estiveram reunidos estudantes das duas instituições, autoridades, servidores e comunidade acadêmica. A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo reitor substituto do IFSULDEMINAS, prof. Cléber Avila Barbosa; pelo diretor-geral do Campus Passos, prof. João Paulo de Toledo Gomes; pelo diretor da UEMG da Unidade Passos, prof. Itamar Teodoro de Faria; e pelo representante da coordenação de pesquisa de extensão da UEMG, prof. Eduardo Collares.

Em seu discurso de boas vindas, João Paulo agradeceu a presença de todos e parabenizou a comissão pela organização do evento, destacando a aproximação das duas instituições de ensino. “Temos um contato próximo e acreditamos que ainda conseguiremos novas parcerias para atividades futuras. Desejo um excelente evento, que seja uma ótima oportunidade para vocês se apresentarem para as empresas expositoras”.

O reitor substituto também celebrou a união das instituições e destacou o papel do IF para a sociedade de Passos. “É uma alegria estar aqui no campus, nosso Instituto está sempre atento a parcerias e possibilidades. Realmente vocês têm feito o que a lei preconiza, que é atuação em rede e trabalho integrado com a sociedade. O campus está em plena sintonia com o que a cidade e a região precisam”.

Da mesma forma, o professor Itamar de Faria reconheceu a cooperação existente entre IF e UEMG e pontuou a importância do evento para Passos e região. “Logo que tomei posse no cargo, me reuni com o João e decidimos efetivar a parceria, pois as duas (instituições) têm perfis voltados às demandas da sociedade – tecnologia e cursos de aplicação. Esse evento representa um ganho para a sociedade – produzir conhecimento e atender demandas do trabalho e vida prática de hoje”.

Palestra da noite

Após os discursos, o analista do Sebrae, professor Rafael Fonseca, foi convidado a proferir a palestra “Hackear a felicidade/empregabilidade”. Em sua fala, ele explicou o conceito da temática, citou dados do Fórum Econômico Mundial 2017/2018 referente à competitividade global e co1 DSC 0045mentou sobre a nova economia. “Hackear é modificar e manipular o que não é trivial, em tudo que impacta na sua vida. É descobrir no que você é bom e acreditar nisso, saber que você é importante para o mundo”.

Além disso, o palestrante também deu orientações sobre como hackear a felicidade e ressaltou que o empreendedorismo pode ser feito em qualquer lugar, inclusive aqui na região. “Hackear é pensar, é agir, conversar, é não ter medo de errar. Não há barreira geográfica para trabalhar, você pode começar pela região de Minas Gerais mesmo. O mundo come queijo, gosta de turismo. Você pode trabalhar aqui e vender para o mundo”.

Networking, busca de conhecimento e oportunidades

Durante dois dias, estudantes1 DSC 0003 e comunidade em geral, da cidade e região, puderam visitar cerca de 30 empresas expositoras, estabelecer contatos, verificar oportunidades e até mesmo participar efetivamente de entrevistas no local. Além disso, foram realizadas palestras e workshops nos mais variados temas, como elaboração de currículos e marketing pessoal.

As salas cheias mostravam o envolvimento das pessoas com as atividades ofertadas. A palestra “Técnicas para elaborar currículo e Linkedin”, ministrada por Olney da Silveira Júnior, teve suas vagas esgotadas. O palestrante falou um pouco sobre os cuidados que se deve ter ao elaborar um currículo e comentou sobre a criação de perfil profissional na rede social. “Tudo o que você colocar vai ser questionado na entrevista. Então não adianta colocar o que não é verdade. É importante também inserir informações relevantes para a carreira, suas conquistas, algo que você se destaque, e não funções que são inerente ao cargo pretendido”.

A visitação aos estandes das empresas chamou a atenção de um público variado, composto por  estudantes tentando uma vaga de estágio ou um primeiro emprego, mas também por pessoas da comunidade em busca de uma recolocação no mercado de trabalho.
 1 DSC 0085
O empresário Robert Aguiar, de 40 anos, foi dono de um comércio na cidade por 20 anos, hoje estuda Marketing e agora está em busca de algo específico nessa área. Com boas expectativas em relação à Feira, ele separou 20 currículos. “Trabalhei com comércio, mas a função estava me prendendo muito. Agora estou atrás de coisas que vão me satisfazer realmente profissionalmente, correndo atrás dos objetivos. Esta é uma oportunidade bacana de estar diretamente com as empresas”.

Várias empresas já disponibilizavam vagas de trabalho e oportunidade para os interessados preencherem fichas. Em alguns estandes, havia até fila para a entrega de currículos. O estudante de Gestão Comercial, Leandro Júnior da Silva, era um dos que aguardava ansioso o momento de poder conversar com algum recrutador. Em busca de uma oportunidade na área administrativa, ele comentou um pouco sobre as estratégicas que utiliza em uma entrevista. “Primeiro me apresento, procuro conhecer a empresa, pergunto se ela tem alguma vaga para mim e então procuro falar da minha experiência e qual é o meu objetivo. Dessa forma, espero atuar com o meu conhecimento e assim obter êxito”.

A empresa Minas Beb (Ambev),1 DSC 0053 por exemplo, era uma das que pretendia ampliar o quadro de funcionários e, para isso, contava com o movimento da Feira e o nível dos candidatos. Segundo a funcionária Gabriela Nunes, ao realizar uma seleção, alguns quesitos são mais importantes e levados em consideração. “Olhamos bastante para a questão de experiência nos cargos de vendedor e administrativo. Mas também prezamos por uma pessoa dinâmica, com facilidade de comunicação. É todo um conjunto que é visto na entrevista”.

A sócia-proprietária da agência de publicidade Creato, Lívia Portugal, também viu na Feira uma oportunidade de incrementar o banco de talentos, especialmente porque também já estavam com processo de seleção aberto. “Esperamos captar mais uns 20 currículos aqui, pelo menos, e depois faremos a seleção na agência. Tem muitos que já gostamos, mas infelizmente não temos como contratar mais pessoas. Mas os currículos são guardados e levados em consideração em uma próxima oportunidade. Aí otimizamos o processo de seleção também”.

Em um balanço geral, o  coordenador de extensão do Campus Passos, professor Cleiton Hipólito Alves, considerou que o Recruta Passos superou as expectativas, sobretudo no quesito entrega de currículos às empresas expositoras. “Foram distribuídos mais ou menos 600 currículos. Para uma primeira edição, não contávamos com essa entrega alta, mas apenas visitações. Vimos que a população compareceu em peso e muitos deixaram currículos não apenas em sua área. Percebemos que as pessoas estão mesmo em busca de um emprego”. Além disso, Cleiton destacou também a atuação das empresas juniores do IFSULDEMINAS e da UEMG. "Eles desempenharam um ótimo trabalho, dedicando à captação de empresas para desenvolverem o trabalho de assessoria e consultoria".

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

14/11/2018


Passos receberá Feira de Estágios e Empregos organizada por IFSULDEMINAS e UEMG

Duas instituições de ensino públicas e de qualidade de Passos, IFSULDEMINAS e UEMG, estão reunidas em um projeto de peso: o Recruta Passos – Feira de Estágios e Empregos. Programada para acontecer nos dias 12 e 13 de novembro, a primeira edição do evento promete ser um canal de interação entre aqueles que ofertam e procuram empregos, estágios e capacitações.

Durante os dois dias, estudantes e comunidade em geral, da cidade e região, poderão visitar mais de 20 empresas expositoras, estabelecer contatos, verificar oportunidades e até mesmo participar efetivamente de entrevistas no local. Além disso, serão realizadas palestras e workshops nos mais variados temas, como elaboração de currículos e marketing pessoal.

A comissão organizadora estima que mais de 6 mil pessoas circulem pelo local, gerando intercâmbio de informação e dinamização do mercado e trabalho. “Esta aproximação das empresas com os estudantes gera resultados fantásticos, pois é uma excelente oportunidade de se conhecerem e manterem um contato direto. À empresa, uma oportunidade de divulgar sua marca e serviços, ampliar sua rede de contatos, criar banco de currículos direcionado, pré-selecionar e entrevistar candidatos. Aos alunos, uma chance de ingressarem no mercado de trabalho e terem este primeiro contato com o empresariado, em evento direcionado para tal, e uma ótima oportunidade para divulgarem suas habilidades e sua disponibilidade ao mercado de trabalho”, comentou o professor do IFSULDEMINAS, Cleiton Hipólito.

A Feira é aberta à comunidade e será realizada nos dias 12 e 13 de novembro, de 14h às 21h, no bloco CIRE da UEMG (Prédio 02: Rua Colorado, 700 - Parque Res. Eldorado – Passos/MG). Os interessados em participar das atividades deverão realizar inscrição gratuitamente no local do evento. Para a visitação, não há necessidade de se inscrever.


Recruta Passos Cartaz 2018 Programacao

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

01/11/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página