Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aprovações em mestrado
Início do conteúdo da página

Aprovações em mestrado

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 16h11

Estudantes de graduação são aprovados em seleções de mestrado

 

Aprovação do Samuel

Samuel TextoO estudante do 8º período do curso Bacharelado em Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Passos, Samuel Lima Ferreira de Araújo, mal terminou a graduação e já ingressará em um curso de pós-graduação stricto sensu. O aluno de 21 anos foi aprovado no programa de mestrado em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), localizado em São José dos Campos.

Mesmo jovem, Samuel já possui uma carreira acadêmica louvável, com participação em projetos de pesquisa, atuação em minicursos, apresentação e publicação de trabalhos. Orientado pelo coordenador de pesquisa do campus, professor Thomé Almeida, o aluno vislumbra um campo enorme para seguir na área que escolheu. “Fico triste em deixar o IF, aqui aprendi tudo, tomei gosto pela parte da pesquisa, tenho um carinho grande. Mas sei que vou crescer, penso em prestar um concurso lá, ficar como pesquisador”.

De acordo com o professor Thomé, Samuel sempre foi dedicado aos estudos do curso e da iniciação científica, tendo começado na pesquisa por meio de um projeto (aprovado no CNPQ) que envolvia imagens áreas em estudos da cultura de café. “Ter trabalhado com imagens de drones despertou no Samuel o interesse em processamento de imagem e sensoriamento remoto, o que o levou a se interessar pelo INPE. Percebemos também que ele se preocupa com a difusão do conhecimento adquirido, visto os dois cursos que ele ministrou nas semanas acadêmicas do curso de Ciência da Computação", destacou Thomé.

Orgulhoso, o professor acrescenta que a aprovação do estudante no mestrado mostra a qualidade do ensino e pesquisa do IFSULDEMINAS - Campus Passos. “Estudantes de muitas instituições almejam esse mestrado tão reconhecido no nosso país. O INPE é uma potência em pesquisa e inovação e o Samuel, por estar agora envolvido nessa instituição, terá um futuro promissor na área. Me senti completo como professor e orientador quando fiquei sabendo da aprovação dele".

Aprovação do Vinícius

1 45638234 1845929285520037 4532926909608099840 nQuem também obteve sucesso em uma seleção de mestrado, a poucos dias de encerrar o semestre letivo, foi o estudante do 8º período de Ciência da Computação, Vinícius Souza Gonçalves. Ele ingressará no programa de mestrado em Computação Aplicada da Universidade de São Paulo (USP - Campus de Ribeirão Preto), na linha de pesquisa de Computação Aplicada a Biociências.

Vinícius contou sobre o interesse pela área de pesquisa e também ressaltou como o esforço e a dedicação durante os quatro anos de curso foram essenciais. “Sempre gostei de trabalhar com tecnologias que envolvam a área de Inteligência Artificial e vi nesse programa uma grande oportunidade. Para que eu pudesse obter um bom resultado, participei de projetos de extensão e pesquisa e também recebi boas orientações dos professores. Com tudo isso, foi possível conseguir desenvolver um bom currículo acadêmico”.

Sobre as expectativas com os estudos e a mudança de cidade, o aluno acredita que tem um caminho promissor pela frente. “Planejo fazer um bom trabalho no mestrado, mas claro que necessitará de muita dedicação para conseguir um bom resultado. Pretendo prosseguir na área acadêmica, pela qual me interessei muito durante todo o curso. Minha família está feliz por esse resultado obtido”!

Aprovação do Iuri

O aluno Iuri dos Santos Manoel, do 8° período de Licenciatura em Matemática, também obteve êxito em uma WhatsApp Image 2018 12 06 at 16.56.37seleção de mestrado. Ele foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agropecuária da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Iuri falou um pouco sobre a área escolhida e agradeceu o apoio recebido pelos docentes do Campus Passos durante a jornada na Matemática. “Achei Estatística fascinante e imensamente ampla! Com ela posso analisar quase tudo! Foi um amor a primeira vista. Toda a equipe de docentes do IF contribuiu para esse feito, sobretudo o professor Fredy Coelho, que com seus sábios conselhos me fez enxergar mais longe, e o professor  Tadeu Vilela de Souza, que com seu incontestável conhecimento estatístico pôde me guiar nesse caminho”.

Em relação às perspectivas da carreira acadêmica, o aluno ressaltou que “esse é um dos primeiros passos” e comentou sobre a mudança para Lavras. “Pretendo morar em república, deixando toda minha família em Passos. Eles estão orgulhosos, entretanto não há como negar uma saudade prévia.  Esse é o começo de uma vida nova”.

Para o orientador e professor Tadeu Vilela de Souza, a aprovação do Iuri só confirma a dedicação do aluno e também como o Campus Passos é uma instituição séria e de qualidade. “Trata-se de programa de Pós-Graduação bastante concorrido e respeitado pelos profissionais da área. Além disso, é preciso ressaltar também a qualidade do Iuri, que sempre foi um aluno muito disciplinado e capaz. Por fim, fiquei ainda mais feliz pois é o mesmo programa de Pós-Graduação onde eu fiz meu mestrado e doutorado”.

Fotos: Helena Madeira / Arquivo pessoal

Texto: Helena Madeira

Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Passos

06/12/2018

 

Aprovação do Agmar

Agmar de Ávila Torres é mais um dos nossos alunos que não perdeu tempo e já ingressou no curso de mestrado. Agmar, formando do curso Bacharelado em Ciência da Computação pelo campus Passos, foi aprovado como aluno regular no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A relação do aluno com o Instituto e com a área começou quando ele iniciou no curso de Programador de Sistema. "Eu ingressei  no IFSULDEMINAS Campus Passos por meio de um curso PRONATEC de Programador de Sistemas e, logo depois, cursei Técnico em Informática Subsequente na mesma instituição. Esse ano de 2018 estou finalizando a graduação de Bacharelado em Ciência da Computação. Durante todos esses anos,  sempre procurei participar de projetos e atividades extras do curso oferecidos pela Instituição e pelos professores, encarando cada tarefa como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.", disse Agmar.

Segundo o Prof. Dr. Vinícius Alves Silva, coordenador do curso de Ciência da Computação e também orientador do aluno no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), "Agmar teve um ótimo desempenho no desenvolvimento do seu trabalho" e ainda destacou "além disso, sempre buscou ao longo do curso, com muita humildade, comprometimento e dedicação, aprimorar e compartilhar (foi monitor de disciplina e ministrou vários minicursos) seus conhecimentos."

Agmar diz estar muito feliz por ter sido aprovado no processo seletivo da UFU.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página