Ações da Enfermagem
Ações da Enfermagem
Ato pela vida
No dia 21 de novembro, os estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem do Campus Passos realizaram, no centro da cidade, um “Ato pela Vida”, com a proposta de trabalhar a valorização à vida e a prevenção ao suicídio.
Durante a atividade, alguns alunos distribuíram abraços de esperança e amor grátis e outros distribuíram frases com reforços positivos, como “Não desista do amor”, “Vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso”. Dessa forma, segundo a professora Andréa Cristina Alves, eles incentivavam os transeuntes a refletirem sobre “a importância que a vida tem para as pessoas, que há momentos de dificuldades e que a melhor forma de alívio é procurar ajuda e falar de suas angústias e tristezas”.
Além disso, foi feita uma dança circular com a terapeuta holística Doula Tainara Cândida Silva, a fim de internalizar movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. “Foi muito positivo o evento. Diversas vezes, muitas pessoas colocaram que o dia delas seria melhor pelo fato do abraço e frase recebida e pelo fato de ter participado da roda onde harmonizou sua mente”, destacou Andrea.
Ainda conforme a docente, a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, ela deve ir além, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.
Visita técnica ao CAPS de São Sebastião do Paraíso
Em 22 de novembro, os alunos do curso Técnico em Enfermagem foram até São Sebastião do Paraíso, acompanhados das professoras Andréa Cristina Alves e Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, para conhecerem o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil. O local é ponto de atenção estratégico da RAPS, que opera com serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar, realizando prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental. O espaço também é destinado a criança e adolescente, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Na ocasião, foi realizado acompanhamento de toda prática do serviço. Os alunos participaram dos grupos e oficinas terapêuticas e aprenderam estratégias de cuidado, interação e socialização.
Textos: Andrea Alves
Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos
06/12/2018
Redes Sociais