Página inicial > Notícias > Residência Pedagógica

Residência Pedagógica

Publicado: Quarta, 06 de Fevereiro de 2019, 11h12 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 07h43

Resultado Final - Professor Preceptor da Escola Pública

Resultado Final

Residência Pedagógica – docentes de escolas públicas

Edital 07/2019

Sobre a Residência Pedagógica:

a) Consiste na imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em ambiente escolar visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. Durante e após a imersão o residente deve ser estimulado a refletir e avaliar sobre sua prática e relação com a profissionalização do docente escolar, para registro em relatório e contribuir para a avaliação de socialização de sua experiência como residente;
b) Deverá ser realizada preferencialmente numa mesma escola e em dias consecutivos, acompanhada por um mesmo professor da escola, denominado preceptor, com formação e experiência na etapa ou componente curricular da habilitação do residente.

DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

Subprojeto

Escola-Campo

Número de preceptores bolsistas

Matemática

Escola Estadual São José

DOS REQUISITOS DOS PRECEPTORES-BOLSISTAS

Para concessão de bolsa preceptor, o docente deverá atender aos seguintes requisitos:

2.1. Ser aprovado neste processo seletivo;
2.2. Possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto;
2.3. Possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica;
2.4. Ser professor na escola-campo e estar atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto;
2.5. Declarar que possui disponibilidade de tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto;
2.6. Firmar termo de compromisso.
2.7. Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, disponível no endereço eletrônico http://freire2.capes.gov.br, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.
2.8. Ser brasileiro(a) ou possuir visto permanente no País;
2.9. Estar em dia com as obrigações eleitorais;
2.10. Estar apto(a) a iniciar as atividades relativas ao projeto imediatamente após aprovação da CAPES, previstas para início em agosto de 2018;
2.11. Dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades de preceptor da Residência Pedagógica – IFSULDEMINAS;

DAS INSCRIÇÕES

• No período de 06/02/2019 a 10/02/2019 estarão abertas as inscrições de candidatos à seleção para preenchimento das vagas discriminadas no item 1 deste edital referente à Residência Pedagógica do IFSULDEMINAS.
  • As inscrições deverão ser realizadas pela Internet através do endereço: https://goo.gl/forms/hJFIXBkKVsaNHi3o1
  • A relação de candidatos inscritos e convocados para entrevista será divulgada no dia 11/02/2019 no site do IFSULDEMINAS – Campus Passos.

CARTA DE INTENÇÃO

• A elaboração da Carta de Intenção terá caráter eliminatório.
  • As cartas serão pontuadas de 0 a 10, considerando os seguintes itens:

a) Conhecimento sobre o programa de Residência Pedagógica;
            b) Clareza na exposição de ideias;
            c) Adequação às regras vigentes com relação à língua escrita;
            d) Relação entre a Residência Pedagógica e a sua formação e atuação enquanto professor;

• O candidato cuja Carta de Intenção obtiver nota inferior a 6 será desclassificado;
  • No dia e horário da entrevista o candidato deverá levar a carta de intenções manuscrita, já redigida.

ENTREVISTA

• As entrevistas com os candidatos deverão ser realizadas no dia 12/02/2019 a partir das 7:00h da manhã na sala D404, bloco D, IFSULDEMINAS – Campus Passos.
  • A entrevista será agendada com os candidatos por meio de contato telefônico ou e-mail de contato.
  • As entrevistas e as cartas serão pontuadas de 0 a 10, considerando os seguintes itens:
            a) Disponibilidade de horários;
            b) Adequação aos objetivos do programa;
            c) Afinidade com os princípios do programa.

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

• A divulgação do resultado preliminar de seleção para a Residência Pedagógica será feita até dia 13/02/2019 pelo site do IFSULDEMINAS – Campus Passos.
  • A lista divulgada será classificatória, considerando a média das notas da carta de intenção e entrevista.
  • O prazo para interposição de recurso é de 24h após a divulgação do resultado e deverá ser protocolado na secretaria do Campus com preenchimento do formulário (Anexo I), assinado e entregue em envelope lacrado.
  • O resultado final será publicado até o dia 14/02/2018.
  • Se houver a necessidade de substituição de algum bolsista, será chamado o próximo candidato da lista classificatória pelo site do IFSULDEMINAS – Campus Passos.