Página inicial > Notícias > Formatura 2019

Formatura 2019

Campus Passos realiza cerimônia de colação de grau de cursos superiores e técnicos

DSC 0071Sábado, 23 de fevereiro, foi um dia de muita alegria para os 117 formandos dos cursos técnicos e superiores do IFSULDEMINAS – Campus Passos. As cerimônias de colação de grau foram realizadas em dois momentos: pela manhã, para os cursos superiores; durante a noite, para os técnicos subsequentes e integrados ao Ensino Médio.

As mesas de honra foram compostas pelo reitor do IFSULDEMINAS, prof. Marcelo Bregagnoli, pelo diretor do Campus Passos, prof. João Paulo de Toledo Gomes, e pelos paraninfos e paraninfas dos cursos. Já as tribunas de honra foram ocupadas pelos patronos, patronesses e professores homenageados.

Em uma de suas falas, o diretor-geral cumprimentou o público presente e saudou os formandos pela conclusão do curso, pelos desafios vencidos e pelas aprovações em cursos de pós-graduação.“Vocês concluem um ciclo, mas que não deveDSC 0085 parar por aqui. É fruto do esforço de cada um, de cada familiar que apostou na carreira de vocês. Sabemos que muitas vezes não é fácil conciliar trabalho e estudo. É um orgulho para todos nós ver muitos saindo daqui para um mestrado ou ingressando no mercado de trabalho. Vocês estão de parabéns!”.

Já o reitor, em um de seus discursos, destacou o trabalho do campus para o IF e para a comunidade e ressaltou o comprometimento que os formandos devem ter perante a sociedade e seus familiares. “Vocês assumem um compromisso. Com seus familiares e com a sociedade brasileira, que muito investiu para que concluíssem esse momento. Quantas cidades gostariam de ter um campus como Passos? Levem consigo isso. Defendam a instituição e a educação pública como princípio básico de desenvolvimento da sociedade”.

DSC 0252O campus formou as quatro primeiras turmas de cursos superiores: Ciência da Computação, Design de Moda, Matemática e Produção Publicitária. Além disso, diplomou a primeira aluna surda da instituição, Letícia Kênia Alves, do técnico integrado em Moda. Para a servidora Karoline Nascimento, tradutora e intérprete de Língua de Sinais que acompanhou a estudante durante três anos e também participou ativamente da cerimônia, é um momento muito especial. “Foi emocionante acompanhar a colação destes alunos sensacionais, em especial a Letícia. Ela foi uma guerreira, muito persistente e agora está colhendo os frutos de todo seu esforço. Foi uma honra acompanhar a trajetória dela! É maravilhoso ver a transformação que a educação faz na vida das pessoas! Desejo a todos muito sucesso”.

Os mais de cem formandos do Campus Passos terminam uma graduação ou um curso técnico integrado ao Ensino Médio, mas não encerram a etapa de estudos. São dezenas de aprovações, em graduações e em mestrados, que deixam a instituição cada vez mais orgulhosa e que podem ser conferidas nas publicações do Facebook.

25/02/2019