Página inicial > Notícias > Espaço Maker: seleção

Espaço Maker: seleção

EDITAL SIMPLIFICADO PARA SELEÇÃO DE MEMBROS VOLUNTÁRIOS PARA O ESPAÇO MAKER

Com o objetivo de implantar a cultura maker na Instituição, o Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Passos e também coordenador do Espaço Maker, prof. João Paulo de Toledo Gomes, torna público o processo de seleção simplificada para quatro membros voluntários (estudantes) interessados em atuar no espaço.

O espaço maker do campus Passos tem como objetivo disponibilizar um ambiente personalizado, em que estudantes, servidores e visitantes possam expressar toda a sua criatividade e participar de experiências e projetos interdisciplinares agregando as diversas áreas do conhecimento dentro do conceito do “aprender fazendo”. A proposta é difundir e estimular o uso de ferramentas tecnológicas mais acessíveis no desenvolvimento de projetos criativos com o mínimo de custo de produção, utilizando, por exemplo, plataformas de prototipagem Arduino.

Através deste projeto espera-se disponibilizar aos participantes, e demais interessados, o desenvolvimento de projetos, bem como a realização de palestras, minicursos, treinamentos, oficinas, discussões e exposições. Espera-se que o espaço maker sirva de apoio e motivação à criação de ideias e produtos que possam ser inovadores e úteis aos participantes, à escola e à comunidade.

Público-alvo

Estudantes matriculados nos cursos Técnicos e Superiores do IFSULDEMINAS - Campus Passos.

• Ter disponibilidade de horário, no mínimo 5h semanais.
  • Ter conhecimento básico em programação;
  • Ter conhecimento básico de eletrônica;
  • Ter conhecimento em desenvolvimento com uso de ferramentas ADOBE;
  • Ter conhecimento básico em desenvolvimento Web;
  • Ter conhecimento básico em Arduino;
  • Ter conhecimento básico em desenvolvimento para dispositivos móveis;
  • Habilidade para o trabalho em equipe;
  • Bom relacionamento com o público;
  • Pontualidade e assiduidade;
  • Organização.

Observação 1: O Candidato a vaga deve obrigatoriamente possuir pelo menos 1 dos requisitos solicitados entre os itens 4.2.1 e 4.2.6.

Observação 2: Os demais itens são obrigatórios e sujeitos a exclusão do membro, mesmo depois de classificado.

Inscrições

As inscrições serão realizadas através deste formulário online no período de 14/03/2019 a 24/03/2019.

O candidato deverá informar link do currículo lattes atualizado e informar quais requisitos específicos possui, conforme item 4.2. Além disso, deverá descrever, de forma resumida, suas experiências e habilidades. Por fim, deverá protocolar cópia da Declaração de Matrícula.

Seleção e classificação

a) Análise de currículo

b) Entrevista

O candidato será classificado de acordo com a soma dos pontos obtidos na análise do currículo e entrevista, sendo para cada fase o valor de 50 pontos e totalizando 100 pontos. Ocorrendo empate no total dos pontos, o desempate beneficiará, sucessivamente, o candidato que:

a) Obtiver maior nota na pontuação da Entrevista;

b) Obtiver maior nota no Currículo;

c) Comprovar habilidades específicas, quando for o caso;

d) Tiver maior idade.

Atividade Período