Página inicial > Notícias > Visita técnica: tecnologia e inovação

Visita técnica: tecnologia e inovação

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 16h10 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2019, 17h04

Servidores de TI conhecem estrutura e projetos de laboratório de tecnologia em Franca

textolabs2Na quinta, 11/04, professores da área de Informática e técnicos do Núcleo de Tecnologia da Informação do Campus Passos visitaram um laboratório de Tecnologia e Inovação de Franca (SP), o LuizaLabs.

Fundado pela rede varejista de eletrônicos e móveis Magazine Luiza, o laboratório é composto por engenheiros e desenvolvedores e objetiva criar produtos e serviços com foco no varejo a fim de viabilizar projetos de inovação para os canais de venda da companhia.

Durante a visita, guiada pelo funcionário Danilo Deus, os servidores conheceram a estrutura da empresa e algumas ferramentas de desenvolvimento de software e técnicas ágeis de desenvolvimento que estão sendo adotadas por ela, como Scrum e Kanban. Além disso, tiraram dúvidas sobre a atuação dos profissionais e conversaram sobre capacitações e demanda do mercado de desenvolvimento de software.

"Ficamos impressionados com a estrutura da empresa, os métodos de trabalho e o próprio ambiente, que possui opções de lazer e flexibilidade de horário. Além disso, foi uma oportunidade de enxergar o potencial de crescimento almejado pela empresa e, consequentemente, a contratação de profissionais de TI. E a proximidade entre os municípios de Passos e Franca possibilita a nossos egressos uma oportunidade de trabalho", destacou o diretor-geral do campus e professor da área, João Paulo de Toledo Gomes.

A técnica em Tecnologia da Informação Tereza do Lago G. Heldt ressaltou o fato dotextolabs1 laboratório ser acessível aos jovens, tendo em vista que grande parte dos funcionários são novos e até mesmo recém-formados. De acordo com ela, o nível de motivação da empresa é grande e as pessoas são ensinadas a terem responsabilidade e comprometimento.

Ainda segundo ela, isso tudo é um aprendizado e uma forma de os servidores poderem passar aos estudantes a situação do mercado de trabalho e também motivá-los a seguirem carreira como profissionais de TI. "Aqui no setor, por exemplo, nós recebemos alunos que irão atuar como estagiarios, então isso tudo é importante, pois saberemos ainda como recepcioná-los".

Tereza era a única mulher entre os servidores e ficou feliz em saber que o mercado de TI está em busca de profissionais do gênero feminino, o que é, portanto, mais uma forma de encorajar as estudantes. "Ver a empresa incentivando mais mulheres na área de TI foi muito legal. É mais um motivo para motivar nossas alunas"!

Segundo João Paulo, o campus ainda conseguiu articular parcerias como ofertas de minicursos e participação dos desenvolvedores do LuizaLabs na Semana de Ciência da Computação, evento que será realizado no segundo semestre deste ano.

12/04/2019