Página inicial > Notícias > Trote Literário

Trote Literário

Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 12h33 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 10h44

Estudantes de Design de Moda contribuem para acervo da biblioteca Clarice Lispector

P 20190325 210150Todo mundo sabe que ler é um processo mágico, cheio de descobertas que não acabam mais, não é mesmo? Mas e quando essa leitura vem acompanhada por um bom livro? Bem, esse é o trabalho dos alunos do curso de Design de Moda, do IFSULDEMINAS - Campus Passos. Liderado pelos professores, como Bernardete de Carvalho, o Trote Literário consiste na arrecadação de exemplares de diversos conteúdos para a biblioteca Clarice Lispector, situada dentro do campus: “Nosso propósito é torná-la mais robusta, com conteúdos que contribuam com a formação de todos os nossos alunos”.

P 20190401 181510

Iniciada em fevereiro deste ano, a iniciativa conta com o apoio dos alunos e professores do curso, que juntos já arrecadaram, até o momento, cerca de 20 exemplares. Além de tornar o acervo da biblioteca no campus ainda mais completo, a ideia também permite que os estudantes adquiram um contato maior com as arrecadações, gerando consequentemente, uma relação de carinho e zelo pelas obras: “A ideia permite tornar o acervo da biblioteca mais afetivo, já que os envolvidos no projeto agora sabem que são os responsáveis por aqueles livros estarem disponíveis para todos”, ressalta a professora.

No Trote Literário, cada participante foi designado a uma arrecadação. Durante toda a iniciativa, os alunos puderam optar tanto pelas doações próprias, como pelas doações realizadas pelo público externo. Apesar de não possuírem nenhuma meta ou até mínimo de arrecadações estipuladas, todos os envolvidos têm demonstrado bastante esforço em ajudar e contribuir. Isso é o que mostra Rafael Hild Messias, aluno do 1º período de Design de Moda. “Todo mundo pensou em colaborar, até porque faz parte do nosso campus e a gente sabe que qualquer tipo de apoio sempre faz bem.”

Orgulhoso pela iniciativa e pelo esforço dos alunos nas arrecadações, Apolo Martins, aluno do 3º período do curso, relata: “A iniciativa foi bem bacana. Achamos algo produtivo e importante tanto para o nosso ensino, quanto para os próximos alunos. É uma complementação da nossa biblioteca, uma grande conquista para nós e para a instituição.” Romilda Silveira, bibliotecária do campus, também se orgulha da iniciativa. Ao receber as doações realizadas pelos alunos, completa: “A iniciativa foi boa e muito interessante. A quantidade de livros arrecadados para uma primeira experiência foi ótima! Um trote muito mais viável que qualquer um desses aí, que podem causar algum transtorno.”

Texto: Rafaella Andrade

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos