Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Neges

Publicado: Segunda, 29 de Abril de 2019, 10h35 | Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 11h35

vento “O ventre da humanidade” traz discussões sobre o empoderamento da comunidade feminina

 

IMG 9879O evento “O ventre da humanidade”, uma iniciativa do projeto Nós Diversos, integrado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gêneros, Educação e Sexualidade (NEGES) do IFSULDEMINAS - Campus Passos, realizado nos dias 24 e 25 de abril propôs aos alunos, servidores e comunidade discussões sobre diversos temas envolvendo a mulher e o seu papel na sociedade atual.

No primeiro dia, “O ventre da Humanidade” apresentou: “Nós podemos! O custo social de ser mulher no patriarcalismo”.  A palestra contou com a presença das docentes do IFSULDEMINAS Lícia Pisa, Tatiane Beltramini, Nayara Noronha, Naiara Dias e da Bibliotecária do campus Romilda Silveira que abordaram questões como estereótipos e os papéis impostos às mulheres na sociedade atual. 59188986 2175128765933589 6041170380008194048 o

Para ilustrar a discussão, o 2º e 3º anos do curso técnico de Comunicação Visual integrado ao ensino médio realizaram uma apresentação. A esquete “P.U.T.A” trouxe dança e música através da interpretação das alunas Marina Lara, Letícia Piantino, Milena Beirigo, Isadora Aparecida, Ana Caroline, Marjorie, Emanuelle, Karyne, Luma e Ana Clara. Naiara Dias, professora de artes, feliz pelo projeto revela: “Eu considero este tipo de ação fundamental no processo de desconstrução do machismo de nossa sociedade, sobretudo por estarmos dentro de uma instituição de ensino, um espaço propício para transformações dos indivíduos”.

Durante o segundo dia de evento, a iniciativa  ainda contou com a palestra: “Mulheres negras: o espaço para interseccionalidade e para a subjetividade em movimentos coletivos”. Apresentada pela servidora Gisele Silva de Oliveira, a discussão buscou abordar reflexões sobre o feminismo negro e as  diversas opressões ainda sofridas pelas mulheres na atualidade. Além da palestra, também foram realizadas diversas rodas de conversa, dentre elas: “O que é que eu tô fazendo aqui! A construção social do lugar da mulher na adolescência”, “A mulher-mãe: estereótipos de (de)identificação na sociedade contemporânea” e “Corpo feminino: um suporte que nos (de)limita?”.

 

 Texto: Rafaella Andrade

ASCOM/IFSULDEMINAS - Campus Passos

29/04/19

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página