Página inicial > Notícias > Campanha da ADM

Campanha da ADM

Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2019, 17h38 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 09h20

Projetos práticos: estudantes divulgam resultado de trabalho

IMG 20190731 132202250No dia 31 de julho, os estudantes dos cursos de Administração e Técnico em Informática apresentaram, para a comunidade acadêmica, os frutos do trabalho de conservação e conscientização dos ativos do Campus Passos.

O projeto, realizado durante a disciplina Projeto Práticos, sob a coordenação do professor João Marcos Fernandino, teve início com o 1º período de Administração e posteriormente foi estendido para o 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática.

De acordo com as pesquisas realizadas entre servidores, os estudantes puderam ter uma visão de como era a infraestrutura do campus em seu início, em 2012, e como ela se encontra no momento. Para o professor Juvêncio Moura, o primeiro servidor a ingressar na instituição, em 2011, o campus "é parcialmente sustentável, tendo em vista que hoje existem preocupações para que seja sustentável, como a usina elétrica, coleta “parcialmente” seletiva, aproveitamento de água de chuva".

A professora Mariana Teixeira destaca que quando iniciou suas atividades, em 2013, o campus ainda era pequeno e só existiam os blocos A, B e C. Hoje, ele conta com boa infraestrutura, com laboratórios de ponta e há um um esforço pela sustentabilidade, que sempre precisa ser melhorado. "Os alunos e servidores trazem alguns vícios de casa, como colocar os interesses pessoais à frente dos interesses da instituição, que é pública. Isso se reflete no descaso com a limpeza, mau uso do ar condicionado, luzes acesas etc.

08/08/2019

Turma de Administração lança campanha de conservação do campus

1 WhatsApp Image 2019 05 07 at 12.00.22Às vezes, por desleixo ou grosseria, algumas pessoas acabam dispensando o próprio lixo – seja uma bituca de cigarro ou um copo plástico – em locais inapropriados. Preocupados com esse mau hábito e aproveitando a disciplina de Comunicação Empresarial, os alunos do 1º período do curso de Administração do IFSULDEMINAS – Campus Passos, sob orientação da professora Samanta Borges, organizaram uma campanha de cuidado e preservação da escola.

“Mobilizei os estudantes a se conscientizarem sobre a importância da conservação do campus quanto à limpeza e ao cuidado com os equipamentos e toda a estrutura oferecida. Eles saíram fotografando algumas sujeiras e mau uso de mobiliário. Então, dentro dos conhecimentos e recursos, confeccionaram cartazes e distribuíram pelo campus”, contou Samanta.ção da escola.

Além disso, foi elaborado um Termo de Compromisso, no qual todos se comprometem a zelar pela conservação do campus no que se refere à limpeza, organização e preservação da estrutura física. O documento já conta com 94 assinaturas, entre professores e alunos.

A ação, no entanto, não para por aí. A equipe quer mobilizar cada vez mais pessoas. Duas estudantes, Rafaiele Cristina Vicente da Silva e Luana Souza de Oliveira, estiveram no 3º período do curso Técnico Integrado em Informática (durante a disciplina de Empreendedorismo do prof. João Marcos Evangelista) para falar sobre a proposta aos colegas, com o intuito de que eles também façam seu próprio movimento.

“Tivemos uma boa recepção dos alunos, que estão incumbidos de dar desenvolvimento ao projeto. WhatsApp Image 2019 04 25 at 14.08.34 1 Existem vários fatores para serem vistos e ainda pretendemos arrecadar mais assinaturas. De início, seria necessário que fizéssemos um levantamento de alguns gastos, como energia, materiais de limpeza e higiene que utilizamos. A ênfase, no entanto, se daria no que desperdiçamos e deterioramos, em livros que são estragados e na quantidade de lixo jogado no campus por nós, alunos. Com esse levantamento, o próximo passo seria a divulgação e a conscientização dos estudantes, de forma que possamos reverter os índices e sermos mais eficientes na utilização dos nossos recursos”, destacou Rafaiele.

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

16/05/2019