Página inicial > Notícias > Expedição 2019

Expedição 2019

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 08h43 | Última atualização em Quarta, 19 de Junho de 2019, 08h55

Equipes do Campus Passos vão participar da Expedição IFSULDEMINAS 2019

Sao Bento Abade Reproducao Casa dos Costas BlogDe 14 a 20 de julho, vinte alunos e três professores do Campus Passos vão realizar diversas ações voluntárias nas cidades de São Bento Abade (MG) e São João da Mata (MG), através do projeto de extensão Expedição IFSULDEMINAS 2019. As atividades contemplam várias áreas do conhecimento, como Cidadania, Meio-ambiente, Cultura, Esportes, Lazer, Trabalho, Direitos Humanos, Comunicação, Pedagogia, Saúde, entre outros.

O coordenador do setor de Extensão do Campus Passos, professor Cleiton Hipólito, explica que “o projeto tem a missão de aliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula à prática. Uma excelente oportunidade de interação com a comunidade, externando as ações do Instituto fora da sala de aula. Todas as aulas, palestras, oficinas, treinamentos, capacitações e recreações são ministrados pelos alunos do IFSULDEMINAS, sob a supervisão dos professores”.

Experiência dos professores

Segundo a professora Heliza Faria, coordenadora de uma das equipes e participante do projeto pela quarta vez, "sempre é uma chance para que todos - alunos e professores -  conheçam novas culturas, exercitem seu papel de cidadãos através do voluntariado e amplifiquem seus conhecimentos, uma vez que ao nos prepararmos para desenvolver as atividades do projeto, é preciso muito estudo sobre a cidade, suas características sociais, econômicas e culturais".

Já a professora Heliana Santos, coordenadora da outra equipe, participa de sua segunda Expedição e ressalta que “o projeto nos proporciona diárias lições sobre humanidade. É preciso ter na mala coisas abstratas, como respeito, reciprocidade, empatia, atitude, autonomia e abertura para os processos educativos, ensinar e aprender. A troca cultural é intensa e ambos os lados, academia e comunidade, só têm a ganhar”.

Mesmo sendo a primeira experiência como expedicionária, a professora tradutora de Libras e também uma das coordenadoras do projeto, Karoline Nascimento, acredita que sao joao da mataas ações podem fazer a diferença: “Minha expectativa é poder levar a São João da Mata um pouco das atividades e pesquisas que desenvolvemos no campus e este é o objetivo de projetos de extensão, levar à comunidade nossos projetos! Especialmente neste projeto expedição queremos levar arte, alegria e positividade a uma localidade que muitas vezes não tem acesso a atividades de formação, cultura e lazer.  Particularmente pretendo dar oficinas de Libras, promovendo ações de inclusão e o conhecimento sobre a cultura surda! Certamente será muito positivo!”

O que esperam os alunos

A expectativa também é grande entre os alunos: o aluno do curso Tecnólogo em Produção Publicitária, Flávio Cunha Ferreira, em sua primeira participação espera “colecionar memórias e aprendizados positivos enquanto estou moldando minhas experiências como cidadão. Além de ajudar na construção de outras histórias aquém, estou aberto à novos desafios”.

Já a veterana Marisa Vieira, aluna do bacharelado em Ciência da Computação vai para sua quarta Expedição e afirma que “com a expedição pude fazer troca de conhecimentos, onde repassei tudo que sabia da minha área que era propício para as cidade, além de ganhar conhecimentos deles. Pude fazer amizades, conhecer grupos diferentes, aprender a conviver em equipe e comprovar o resultado do trabalho em equipe. Este ano espero ajudar as pessoas que ainda não foram, repassar toda experiência e mais uma vez realizar com sucesso a ideia desse grande projeto.

O aluno Albert Medeiros de Paula, também do curso de bacharelado em Ciência da Computação, em sua segunda experiência como expedicionário assegura que “na expedição passada pude colocar os conhecimentos adquiridos no curso em prática e além disso consegui conhecer e fazer amizades com as pessoas da cidade. Espero que nesta edição eu consiga fazer isso novamente”.

A quarta edição da Expedição IFSULDEMINAS vai acontecer em 10 cidades do sul de Minas e tem a coordenação geral da Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, com apoio das Prefeituras Municipais e outras entidades locais e regionais. Confira algumas edições do projeto Expedição IFSULDEMINAS: 2016 | 2017

Equipe São Bento Abade - Projeto “O Sete Orelhas” - Coordenação: Profª Heliana Santos

Alunos:

• Alan da Silva Romualdo  - 7° Período - Bacharelado em Ciência da Computação
  • Albert Medeiros de Paula - 3° Período - Bacharelado em Ciência da Computação
  • Geison Gomes Rosa - Pós-graduação em Enfermagem em Urgência e Emergência
  • Lays Silva Jeronimo - 5° Período - Licenciatura em Matemática
  • Maisa Aparecida Diniz - 1° Período - Design de Moda
  • Marisa Vieira Santos - 5° Período - Bacharelado em Ciência da Computação
  • Pedro henrique Barbosa Bortoletto - 7° Período - Licenciatura em Matemática
  • Renato Rodrigues Mariano - 7° Período - Bacharelado em Ciência da Computação
  • Vanessa Cristina Rodrigues - 5° Período - Bacharelado em Ciência da Computação