INCLUIF

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 08h50 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 09h39

Campus Passos organiza 1º Seminário de Educação Inclusiva

post SEMINARIO INCLUSÃODe 29 a 31 de agosto, o IFSULDEMINAS - Campus Passos realiza seu primeiro Seminário de Educação Inclusiva. Com o objetivo de colocar em foco a educação inclusiva, por meio de discussão de preceitos filosóficos, políticas públicas e práticas cotidianas, o evento contará com mesas redondas, rodas de conversas e oficinas.

A iniciativa é do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), um órgão deliberativo, de assessoramento e acompanhamento das ações no âmbito da Educação Inclusiva. Esse núcleo é composto por uma equipe multidisciplinar do campus, representantes de pais e também discentes com necessidades específicas.

Na abertura, será realizada uma mesa redonda com os professores René Dini Filho e Welisson Silva, os quais farão uma discussão filosófica sobre práticas inclusivas e a inclusão enquanto pedagogia da diferença. No dia 30, no período da tarde, às 17h30, será realizada uma roda de conversa com professores de apoio atuantes na rede pública, onde poderão relatar suas vivências e experiências.

Já no dia 30, a partir das 19 horas, acontece uma mesa redonda composta por alguns representantes da educação inclusiva da cidade, como Superintendência Regional de Ensino (SRE), Centro de Atendimento (CAE) e APAE,  onde serão discutidas políticas públicas para a educação inclusiva. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre a narrativa de cotidianos escolares inclusivos, integrada por professores de apoio e professores de atendimento educacional especializado. Para fechar o evento, serão realizadas, no sábado, diversas oficinas envolvendo o ensino matemático para pessoas com necessidades especiais.

Para a Tradutora e Intérprete de Libras e membro do NAPNE, Karoline Nascimento, apesar dos avanços das políticas de educação inclusiva nos últimos anos, ainda há muito a ser discutido, pensando e estruturado para que de fato os alunos com necessidades específicas estejam incluídos e tenham reais condições de aprendizagem. "Nessa direção, o 1º INCLUIF está sendo preparado com todo carinho, reunindo os principais representantes da educação inclusiva da cidade, para justamente fomentar este debate, oportunizar espaço para trocas de experiências e contribuir para o avanço da educação inclusiva em Passos. Acredito que será um excelente espaço de aprendizagem para todos nós!"

O Seminário é totalmente gratuito, será realizado no Campus Passos (Rua Mário Ribola, 409, Penha II) e haverá emissão de certificados.