Página inicial > Notícias > Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 08h11 | Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 09h46

“O que guarda a Canastra” é o título do documentário que representa o campus na Olimpíada de Língua Portuguesa

1 DSC 0009Pela segunda vez (a primeira foi em 2016), o IFSULDEMINAS - Campus Passos participa da Olimpíada de Língua Portuguesa, competição que envolve escolas públicas de todo o Brasil. Na categoria “Documentário”, os estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual, Carlos Eduardo da Silva e Rhayssa Machado, representarão a instituição na etapa Municipal com o trabalho O que guarda a Canastra”.

O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, que integra ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. O tema abordado em todas as edições é "O lugar onde vivo", explorado em diversos gêneros textuais, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

De acordo com a orientadora do projeto, a professora de Língua Portuguesa/Espanhola Kelly D`Angelo, foram realizadas algumas oficinas com os estudantes dos segundos anos a fim de orientá-los sobre tema e gênero. Depois, eles puderam trabalhar na elaboração de seus projetos de Documentário e, por fim, uma Comissão Julgadora Escolar escolheu o trabalho que estará na etapa Municipal.

“Tivemos três vídeos que se destacaram e que nos surpreenderam por sua qualidade. Estamos muito orgulhosos de todos, e não apenas do vídeo selecionado. A disputa foi muito acirrada, foi muito difícil escolher”, comentou Kelly.

O roteiro do documentário foi pensando durante as aulas da professora e os alunos utilizaram as férias escolares e parte do mês de agosto para as gravações e entrevistas. Já a edição dos vídeos foi um pouco mais “sofrida”, segundo Rhayssa. “Tivemos um pouco de dificuldade, nunca havíamos editado um vídeo. Mas fomos assistindo tutoriais, buscando ajuda, e aí saiu!”

Já Carlos explicou a escolha do título do trabalho e compartilhou as expectativas com o concurso. “Nossa intenção é valorizar a região e aquilo que não é possível ser observado aos olhos, pois está relacionado ao eu pessoal, às memórias afetivas. Mesmo sem experiência, corremos atrás e editamos nosso vídeo. Somos perfeccionistas e estamos animados com todas as etapas!”

Vídeo selecionado: "O que guarda a Canastra?"
Autores: Carlos Eduardo da Silva - 2º CV
Rhayssa Machado - 2º CV

Segundo colocado: "Resquícios de uma cidade submersa"
Autores: Gabriel Gomes - 2º TI