Página inicial > Notícias > Campanha de Vacinação

Campanha de Vacinação

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 08h55 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 08h58

Campus Passos realiza Campanha Imuniza +

VacinatextoNo dia 18 de setembro, a comunidade acadêmica do IFSULDEMINAS - Campus Passos teve a oportunidade de receber vacina contra HPV e Hepatite e também ser imunizada com a Triviral e a Antitetânica. A Campanha Imuniza + foi organizada pelos estudantes do curso Técnico em Enfermagem sob orientação dos professores.

Foram realizadas 102 vacinas nos alunos, servidores e colaboradores da instituição. "Foi um sucesso, todos os alunos do curso colaboraram. Além disso, queremos agradecer a dedicação dos profissionais da sala de vacina do CSU, Aline, Isa, Jean e Lorrana, que participaram de forma solidária", destacou a professora Beatriz Campos Lago.

Enfermagem promove Campanha Imuniza + para comunidade acadêmica do Campus

Vacinatexto1No dia 18 de setembro, o curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Passos promoverá uma campanha de vacinação para estudantes, servidores e colaboradores da instituição. Na ocasião, a comunidade acadêmica receberá vacinas contra HPV e Hepatite e também será imunizada com a Triviral e a Antitetânica.

A professora Beatriz Campos Lago lembra que, diferente do que muitas pessoas acreditam, o Calendário Nacional de Vacinação não contempla somente as crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. "A vacinação é promoção de saúde coletiva e, ao me vacinar, eu também protejo as outras pessoas. Nosso intuito é atualizar as cadernetas de vacinação dos alunos e colaboradores e, portanto, pedimos que todos estejam com seus cartões em mãos para analisarmos a situação vacinal e procedermos às vacinas necessárias".

A fim de divulgar a campanha no campus, os alunos fizeram, nos dias 11 e 12, uma sensibilização em todas as salas de aula e também afixaram cartazes na área de convivência. O logotipo e os materiais de divulgação também foram elaborados por eles. Ao serem vacinados, todos ganharão uma etiqueta de participação.

Importância da imunização

De acordo com Beatriz, um grande número de  doenças deixaram de ser um problema de saúde pública no Brasil graças às estratégias de vacinação promovidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Doenças como poliomielite, rubéola e o tétano neonatal são alguns exemplos de enfermidades que, com o surgimento das vacinas, desapareceram da história.

Infelizmente, o desconhecimento de parte da populaVacinatexto2ção sobre a importância da vacinação (muitas vezes pela ausência de muitas dessas doenças) e a propagação das chamadas fake news acabaram criando um movimento contrário à vacinação e acendido alertas sobre o risco da reintrodução dessas doenças em todo país, como é o caso do sarampo.

"As vacinas são oferecidas de forma gratuita em salas de vacina da cidade, mas, para facilitar, vamos trazê-las ao Campus, pois muitos não conseguem comparecer às salas devido ao horário de funcionamento desses locais. Agradecemos a disponibilidade do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Passos, que nos auxiliarão no processo", destacou a professora.