Página inicial > Notícias > Bolsista projeto Capoeira

Bolsista projeto Capoeira

Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 08h27 | Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 11h04

Inscrições para participantes do Projeto Capoeira, uma Roda do Saber

O projeto de extensão Capoeira, uma Roda de Saber, tem como principal objetivo promover o resgate e a valorização da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira por meio da prática da capoeira.

Serão ofertadas aulas de capoeira e oficinas de manifestações culturais de origem africanas tais como o jongo, o maculelê, o coco e o samba de roda. Segundo o professor idealizador do projeto, Wendell Bráulio, "as aulas proporcionarão o condicionamento físico por meio da prática dos fundamentos da capoeira, de forma técnica, desenvolvendo a coordenação motora e a noção global espacial".

No campo da musicalidade serão praticadas as palmas, o coro, os toques e as cantigas entoadas na roda, trabalhando noções de ritmo, sonoridade, coordenação motora e sentido junto aos instrumentos de corda e percussão da capoeira. Havendo o interesse e a identificação dos participantes, os bolsistas e o Mestre ofertarão uma oficina de fabricação de alguns instrumentos utilizados na capoeira, desde a escolha de materiais ao acabamento do instrumento.

Ocorrerão rodas de conversa sobre a História da Capoeira e a Cultura Africana e Afro-Brasileira. Serão ofertadas um total de 50 (cinquenta) vagas, sendo estas inicialmente preenchidas da seguinte forma:

• 20 (vinte) vagas destinadas para alunos do IFSULDEMINAS;
  • 10 (dez) vagas destinadas para servidores do IFSULDEMINAS;
  • 20 (vinte) vagas destinadas para comunidade.

As aulas terão início no dia 02 de março e as pré-inscrições podem ser feitas por este link.

Inscrições para bolsista do projeto Capoeira, uma roda do saber

O IFSULDEMINAS - Campus Passos abre inscrições, de 03 a 11 de fevereiro, para bolsista interessado em atuar no projeto Capoeira, uma roda do saber. Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação e nos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Passos.

O aluno selecionado receberá bolsa no valor mensal de R$ 100,00 (cem reais), pelo período de 7 meses (fevereiro a agosto/2020) referente a uma carga horária de 10 horas semanais que não poderá ser fracionada (de acordo com o item 6/b do EDITAL No 161/2018).

As inscrições serão realizadas por meio de envio de carta de intenção e currículo simplificado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A seleção se dará por meio de análise de carta de intenção, teste de aptidão e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 14 de fevereiro.