Página inicial > Notícias > Ações contra coronavírus

Ações contra coronavírus

Publicado: Terça, 24 de Março de 2020, 10h17 | Última atualização em Segunda, 30 de Março de 2020, 13h21

IFSULDEMINAS e Campus Passos na luta contra a Covid-19

2020 doacao alcool rf 27O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, com o apoio de estudantes, servidores, autoridades e empresas da região, vem fazendo a sua parte no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A instituição está produzindo, no Campus Inconfidentes, álcool em gel para entidades beneficentes e órgãos públicos do sul de Minas Gerais (confira matéria aqui).

No dia 18 de março, a Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas doou, para o IFSULDEMINAS, cerca de 20 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas. A produção do antisséptico está sendo realizada  e os lotes já estão chegando nos campi.

Para o Campus Passos, foram desti1 WhatsApp Image 2020 03 30 at 08.19.55nados aproximadamente 160 litros de álcool em gel, os quais já começam a ser doados a forças de saúde e de segurança, bem como a entidades assistenciais e beneficentes e órgãos públicos (confira lista abaixo).

Segundo o diretor-geral substituto, Flávio Donizete Oliveira, a separação e a distribuição do lote foi feita com base em demandas e discussões com representantes de diversas entidades de Passos. “Sabemos que a procura é grande, então temos priorizado a entrega do antisséptico a setores com maior risco e movimentação de pessoas, como UPAs, Santa Casa e Polícias. Infelizmente não temos como atender a comunidade em geral”.

RESERVA DO CAMPUS

WhatsApp Image 2020 03 23 at 16.08.352Aproveitando também o próprio estoque de antisséptico que o Campus Passos mantinha na instituição, foram distribuídos na cidade cerca de 10 galões de 5L contendo álcool em gel 70%. As doações foram para: 12 º Batalhão da Polícia Militar; Lar São Vicente de Paulo; Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Programa de Saúde da Família (PSFs); presídio e Associação de Proteção e Assistência aos Condenados.

Além disso, a instituição também fez a doação de 46 caixas com 50 máscaras descartáveis cada. O material era utilizado no curso de Enfermagem.

O subcomandante do 12º Batalhão da PM, major Célio César dos Santos Aparecido, expressou sua gratidão e reconhecimento ao IFSULDEMINAS, ressaltando “que a instituição realmente demonstra sua preocupação com a comunidade em geral, especialmente nesse momento de crise”. “Agradecemos o recebimento do álcool em gel e das máscara para nossos policiais militares, que estão na linha de frente em combate à propagação dessa epidemia. Colocamo-nos à disposição de todos”.

Os representantes da APAC e do presídio de Passos também ficaram muito satisfeitos com as doações. “Nós, funcionários da APAC de Passos, WhatsApp Image 2020 03 23 at 17.57.36agradecemos a doação de álcool em gel e máscaras, que se fazem tão necessários nestes dias”, disse o diretor da associação, Divino Barbosa Soares. O diretor-geral do presídio, Ulisses de Oliveira Simões, também comemorou as doações, agradecendo “em nome de todos os servidores do presídio pelos materiais que serão de grande valia”.

Para o diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes, em tempos difíceis, é importante estreitar as parcerias. "Tem muita gente colaborando, autoridades, poder público, empresários. A Reitoria e os campi estão imbuídos nesta ação, de poder levar a produção de álcool em gel onde há demanda. Estamos agradecidos e, dessa forma, podemos ajudar as entidades da região".

PARCERIA

WhatsApp Image 2020 03 20 at 15.42.59O Campus Passos recebeu, neste mês de março, cerca de 750 litros de etanol, fruto de doação de diversos postos de combustíveis da cidade por meio de força-tarefa organizada pelo Ministério Público. O material irá auxiliar na logística de distribuição das doações.

A instituição também recebeu, de vários empresários, mais de 1500 unidades de squeezes e frascos 1 WhatsApp Image 2020 03 27 at 15.00.39almotolias para armazenamento do álcool em gel que está sendo produzido no Campus Inconfidentes. O proprietário da empresa Qualividros, Cléber Barbosa, reforçou a parceria e o compromisso com o Instituto Federal. "Estamos ajudando com essas embalagens e estamos à disposição no que pudermos ajudar nesse enfrentamento da pandemia.  Vamos ter fé, que tudo passe o mais breve possível".

Confira as empresas parceiras:

• Posto Muarama
  • Posto RVM
  • Posto Aruanã
  • Posto Roda Branca
  • Posto Alfa
  • Frigorífico Frigmar
  • Qualividros
  • Cine Roxy
  • Clube Passense de Natação (CPN)
  • Unimed Sudoeste de MG

Confira as entidades/órgãos que receberão álcool gel (oriundo da produção em Inconfidentes):