Página inicial > Notícias > PNAE: doações

PNAE: doações

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 12h31 | Última atualização em Quarta, 06 de Maio de 2020, 07h32

Doações de alimentos do PNAE continuam em Passos

1 WhatsApp Image 2020 05 05 at 08.36.09Desde o dia 22 de abril, o Campus Passos tem realizado doações de seus gêneros alimentícios adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais e responsáveis pelos estudantes dos técnicos Integrados e Subsequentes. A ação tem beneficiado cerca de 20 famílias, mas a qualquer momento mais interessados podem preencher o formulário de pesquisa. Cada pessoa tem direito a um kit contendo pão caseiro e quitandas doces.

A avó e responsável pela aluna do Técnico em Informática Helen Cristina Cassimiro, dona Elza Cassimiro, destacou a importância da ação e agradeceu a atitude do IF. "Pra nós tem sido muito útil, pois lá em casa só o meu marido que tem renda, a aposentadoria. Esses alimentos têm sido o nosso café da manhã".

O colega Emanuel Paiva Carvalho também aprovou a iniciativa, ressaltando que o lanche iráWhatsApp Image 2020 05 05 at 14.34.05 "servir para o seu café da tarde, especialmente nesse momento de pandemia, em que as coisas estão difíceis". "Está ajudando lá em casa", comentou.

Antes da pandemia do novo coronavírus e da suspensão das aulas presenciais, os alimentos do PNAE eram oferecidos aos estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio e do curso Técnico em Enfermagem. A doação dos alimentos do PNAE durante a pandemia segue a Lei nº 13.987, de 7 de abril de 2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição dos itens alimentícios durante o período de suspensão das aulas, em razão de situação de emergência ou calamidade pública.

Campus faz levantamento para futuras doações de alimentos do PNAE

O IFSULDEMINAS - Campus Passos, por meio da comissão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), está fazendo um levantamento entre os estudantes dos cursos Técnicos Integrados e do curso Técnico em Enfermagem a fim de conhecer interessados em receber alimentos do PNAE. Os interessados deverão preencher o formulário apenas uma vez.

Fundamento Legal

A Lei 13.987/2020 autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência ou calamidade pública, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas de educação básica.

Como será a entrega

Os alimentos (kits contendo 1 pão caseiro de 400g e 1 pacote de 400g de quitandas doces - bolo ou bolachas caseiras) serão entregues 1 vez por semana no Campus Passos.

Eles deverão ser retirados, às terças e quartas-feiras, de 8h às 10h30 e de 13h30 às 16h30, pelos interessados que preencheram o formulário on-line e foram contemplados. A responsável pela entrega será a recepcionista Janaína, que estará tomando todas as medidas de higiene necessárias. Na retirada, os beneficiários deverão assinar uma lista, confirmando o recebimento.

A pessoa que for retirar deverá obrigatoriamente usar máscara e a entrega obedecerá a ordem de chegada, sendo permitida a entrada de apenas uma pessoa por vez.