Página inicial > Notícias > Moda e Trabalho

Moda e Trabalho

Publicado: Segunda, 01 de Junho de 2020, 09h00 | Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 09h18

Estudante de Moda é destaque em matéria do Fashion Revolution sobre mês do trabalhador

WhatsApp Image 2020 06 01 at 03.38.38O aluno do curso de Tecnologia em Design de Moda do Campus Passos, Matheus Solem, foi um dos entrevistados para a matéria do Blog Fashion Revolution que celebra o mês dos trabalhadores (maio). Sob o tema "O que seria da Moda sem os trabalhadores", o embaixador do Fashion Revolution no IFSULDEMINAS contou um pouco sobre a importância da Moda em sua vida profissional.

A Semana Fashion Revolution é uma campanha que acontece no Brasil e no mundo em memória às vítimas do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh. Desde 2013, no mês de abril, milhares de pessoas questionam empresas da indústria da #QuemFezMinhasRoupas, com intenção de visibilizar trabalhadores e exigir do setor mais transparência ética em suas atividades.

Confira a entrevista!

Matheus Solem é embaixador do #FashionRevolution na IFSULDEMINAS (MG), e graduando noWhatsApp Image 2020 06 01 at 03.39.06 curso de Tecnologia em Design de Moda. Ele conta que sua motivação para estudar foi a vontade de contar sua própria história: “comecei a desconstruir através da moda um lugar previamente destinado para o meu corpo, criando assim um local onde o meu verdadeiro eu, pudesse ser potência ao expressar a sua verdadeira identidade. Me apego a este lado empoderador da moda, mesmo tendo ciência que a mesma por outro lado é excludente, utilizo dela para ser a exceção em meio às regras estruturais a nós impostas.”

Para Matheus, ser um estudante de moda significa “ser responsável quanto questões que ainda permeiam a nossa sociedade”. Ele relembra que “temos várias pautas importantíssimas como as dos movimentos representativos e de luta de minorias”, e como sua visão de futuro é pautada na volta de “nosso olhar para as verdadeiras necessidades da sociedade para, a partir delas, inovar a forma de criar e fazer moda”.

Como o futuro da trabalhador da moda, Matheus acredita que esse trabalho deve ser “realista e consciente”, e que “precisamos nos conectar com as pessoas para ouvir e fazer trocas sobre as necessidades, anseios e desejos, sendo elas quem forem, estando onde elas estiverem na cadeia têxtil da moda ou não. Temos que mudar a nossa forma de nos relacionarmos em todas as áreas para nos conectarmos, e a moda é uma delas.”

Texto e foto: Blog Fashion Revolution