Moda e Trabalho
Estudante de Moda é destaque em matéria do Fashion Revolution sobre mês do trabalhador
O aluno do curso de Tecnologia em Design de Moda do Campus Passos, Matheus Solem, foi um dos entrevistados para a matéria do Blog Fashion Revolution que celebra o mês dos trabalhadores (maio). Sob o tema "O que seria da Moda sem os trabalhadores", o embaixador do Fashion Revolution no IFSULDEMINAS contou um pouco sobre a importância da Moda em sua vida profissional.
A Semana Fashion Revolution é uma campanha que acontece no Brasil e no mundo em memória às vítimas do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh. Desde 2013, no mês de abril, milhares de pessoas questionam empresas da indústria da #QuemFezMinhasRoupas, com intenção de visibilizar trabalhadores e exigir do setor mais transparência ética em suas atividades.
Confira a entrevista!
Matheus Solem é embaixador do #FashionRevolution na IFSULDEMINAS (MG), e graduando no curso de Tecnologia em Design de Moda. Ele conta que sua motivação para estudar foi a vontade de contar sua própria história: “comecei a desconstruir através da moda um lugar previamente destinado para o meu corpo, criando assim um local onde o meu verdadeiro eu, pudesse ser potência ao expressar a sua verdadeira identidade. Me apego a este lado empoderador da moda, mesmo tendo ciência que a mesma por outro lado é excludente, utilizo dela para ser a exceção em meio às regras estruturais a nós impostas.”
Para Matheus, ser um estudante de moda significa “ser responsável quanto questões que ainda permeiam a nossa sociedade”. Ele relembra que “temos várias pautas importantíssimas como as dos movimentos representativos e de luta de minorias”, e como sua visão de futuro é pautada na volta de “nosso olhar para as verdadeiras necessidades da sociedade para, a partir delas, inovar a forma de criar e fazer moda”.
Como o futuro da trabalhador da moda, Matheus acredita que esse trabalho deve ser “realista e consciente”, e que “precisamos nos conectar com as pessoas para ouvir e fazer trocas sobre as necessidades, anseios e desejos, sendo elas quem forem, estando onde elas estiverem na cadeia têxtil da moda ou não. Temos que mudar a nossa forma de nos relacionarmos em todas as áreas para nos conectarmos, e a moda é uma delas.”
Texto e foto: Blog Fashion Revolution
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