Página inicial > Notícias > Espaço Maker

Espaço Maker

Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 07h54 | Última atualização em Terça, 01 de Setembro de 2020, 11h14

Resultado – Edital 20/2020

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA O ESPAÇO MAKER DO IFSULDEMINAS – CAMPUS PASSOS

01/09/2020

Campus seleciona bolsistas para o Espaço Maker

O IFSULDEMINAS - Campus Passos está com inscrições abertas, até o dia 28 de agosto, para a seleção de seis bolsistas para o Espaço Maker da instituição.

As vagas de Iniciação Científica (IC) e Iniciação Científica Júnior (ICJ), destinadas a estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e nos superiores do campus (veja requisitos no edital), visam estimular o interesse pela pesquisa e pelo desenvolvimento tecnológico.

BOLSAS

O Campus destinará duas bolsas na modalidade de Iniciação Científica (IC) no valor de R$ 400,00 mensais e quatro  bolsas de Iniciação Cientifica Júnior no valor de R$ 100,00 mensais. Elas se referem ao período de outubro de 2020 a agosto de 2021, totalizando 10 meses, com carga horária de 20 horas semanais (de segunda a sexta-feira, preferencialmente de 15h às 19h ou a combinar com a coordenação do espaço).

INSCRIÇÕES

As inscrições serão realizadas por meio de envio do link do curriculum Lattes do candidato, junto a cópia digitalizada do histórico escolar e comprovação de matrícula, no período de 20 a 28 de agosto de 2020, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A seleção será realizada por meio de análise de currículo e o resultado será divulgado no dia 1º de setembro de 2020.

ESPAÇO MAKER

O Espaço Maker do Campus Passos tem como objetivo disponibilizar um ambiente personalizado, em que estudantes, servidores e visitantes possam expressar toda a sua criatividade e participar de experiências e projetos interdisciplinares agregando as diversas áreas do conhecimento dentro do conceito do “aprender fazendo”. A proposta é difundir e estimular o uso de ferramentas tecnológicas mais acessíveis no desenvolvimento de projetos criativos com o mínimo de custo de produção, utilizando, por exemplo, plataformas de prototipagem Arduino.

Por meio deste projeto espera-se disponibilizar aos participantes, e demais interessados, o desenvolvimento de projetos, bem como a realização de palestras, minicursos, treinamentos, oficinas, discussões e exposições. Espera-se que o espaço maker sirva de apoio e motivação à criação de ideias e produtos que possam ser inovadores e úteis aos participantes, à escola e à comunidade