Página inicial > Notícias > Fashion Revolution

Fashion Revolution

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 13h00 | Última atualização em Segunda, 26 de Abril de 2021, 10h21

Campus Passos sedia evento de Moda pelo segundo ano consecutivo

Foto Texto SiteO Fashion Revolution é representado por duas entidades distintas no Reino Unido: o Fashion Revolution CIC e a Fashion Revolution Foundation. Essas organizações lideram a rede global de escritórios de países oficiais do Fashion Revolution e de equipes voluntárias de coordenação de países.

Assim, o movimento mundial Fashion Revolution é composto por líderes globais da moda sustentável formados por acadêmicos, ativistas e imprensa (voluntários) e tem como principal objetivo expor os verdadeiros custos da moda e seu impacto em todas as fases desde a produção até o consumo, no intuito de conscientizar o consumidor e agentes produtores sobre suas devidas responsabilidades.

No IFSULDEMINAS - Campus Passos, o movimento Fashion Revolution já vem sendo desenvolvido desde 2020, contudo a cada ano tem se tornado mais presente, não só na semana Fashion Revolution, mas ao longo do ano, encabeçado pela disciplina Sustentabilidade na Cadeia Têxtil e de Confecção, ministrada no 5° período do curso de Tecnologia em Design de Moda.

Ano passado, a instituição contou com a inscrição de dois estudantes para Embaixadores do Fashion Revolution: Anna Carolina Melo e Matheus José Silva de Sousa. O Matheus continua este ano na função, acompanhado da professora Jussara Aparecida Teixeira, que foi convidada a ser embaixadora docente do movimento, juntamente aos dois estudantes voluntários, Sabrina Ferretti Nunes e Luis Otávio Faria Gonçalves. Por esse motivo, anualmente, próximo ao dia 24 de abril, o Campus Passos sedia o Fashion Revolution na cidade, voltado não só a comunidade acadêmica, mas também para a comunidade externa em geral.

Objetivos do evento

Em 2020, o Fashion Revolution assumiu um formato totalmente digital em função da pandemia da Covid-19 e, sendo assim, vem utilizando as redes sociais como principal meio de comunicação.

A semana Fashion Revolution configura-se em um evento de extensão e aborda temas definidos pela organização global do evento. Neste ano, os temas trazem uma reflexão sobre a mão de obra envolvida no processo produtivo de uma peça do vestuário com ênfase para as pessoas racializadas, as quais são marginalizadas pela sociedade excludente e, por meio dessa reflexão também incentiva-se o uso da #aCorDeQuemFezMinhasRoupas.

Além disso, as reflexões chamam a atenção para as matérias primas que compõem as peças do vestuário e que muitas vezes são inimigas do meio ambiente, portanto, para que haja mais esclarecimentos sobre esse assunto, indica-se a utilização da #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas.

Para além dessas abordagens, o Fashion Revolution do IFSULDEMINAS - Campus Passos abarca a questão das sobras têxteis no processo fabril de confecção e chama a atenção para metodologias, técnicas e tecnologias que prometem mitigar o problema.

História e questionamentos

Sua data oficial decorre da mesma data do desabamento do edifício Rana Plaza 24 de abril, que ficou conhecido como o Fashion Revolution Day, mas ao longo da semana várias atividades são desenvolvidas em todas as partes do mundo, sobretudo em centros comerciais de moda e academias. Atualmente mais de 100 países estão comprometidos com o movimento que acredita no poder de transformações positivas da moda, e tem como principais objetivos: conscientizar sobre os impactos socioambientais do setor; celebrar as pessoas por trás das roupas; incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade

Por isso, um dos principais questionamentos que induzem a reflexão do público alvo é : Quem fez as minhas roupas?. Tal questionamento é incentivado a ser realizado pelos consumidores, principalmente através do uso da #QuemFezMinhasRoupas, as suas marcas de preferência na tentativa de pressionar os produtores ao ajustamento de conduta em prol de um sistema produtivo mais sustentável.

Texto: Matheus José Silva de Sousa

Revisão: Ascom - Campus Passos