Página inicial > Notícias > Jornada e Simpósio

Jornada e Simpósio

Publicado: Segunda, 07 de Junho de 2021, 12h26 | Última atualização em Segunda, 21 de Junho de 2021, 10h12

Maior evento científico do IFSULDEMINAS abre período para submissão de trabalhos e cadastro de avaliadores

Cartaz1A comissão da 13ª Jornada Científica e Tecnológica e do 10º Simpósio de Graduação do IFSULDEMINAS informa que já estão abertos o período de submissão de trabalhos e o prazo para cadastro de avaliadores. Os autores interessados em participar do evento terão até o dia 11 de julho para enviar seus trabalhos. Já os profissionais interessados em atuar como avaliadores deverão se inscrever até o dia 20 de junho. Organizado pelo Campus Passos, o evento será totalmente on-line e gratuito, de 25 a 29 de outubro.

O objetivo do maior e mais importante evento científico da instituição é integrar estudantes de cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação, bem como pesquisadores de todo o país. "A ideia é que consigamos reunir esse público nas apresentações de estudos em diversas modalidades, propiciando a troca de conhecimento e o surgimento de novas ideias", destacou o o presidente do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do Campus Passos, professor Thomé Simpliciano Almeida.

A edição anterior foi organizada pelo Campus Poços de Caldas e trouxe representantes de diversos estados, totalizando quase 600 trabalhos apresentados. "Para 2021, espera-se uma quantidade ainda maior de participantes, em consequência de uma ampliação na divulgação, da facilidade de participação e por ser totalmente on-line e sem custo", ressaltou Thomé.

Público-alvo

A 13ª Jornada Científica e Tecnológica é direcionada a estudantes de nível técnico e superior e também a pesquisadores. Já o 10º Simpósio de Pós-Graduação aguarda estudantes e pesquisadores de Pós-Graduação Lato ou Stricto Sensu.

Submissões de trabalhos

O envio de trabalhos pode ser realizado até o dia 11 de julho de 2021, exclusivamente pela plataforma eletrônica da Jornada Científica. Lembrando que o autor deverá ler atentamente as normas e diretrizes da página, que traz orientações sobre apresentação, escrita e envio dos resumos, bem como disponibiliza downloads de modelos de trabalhos. Entre os principais critérios de avaliação estão relevância do tema, qualidade técnico-científica, apresentação e estrutura.

Cadastro de avaliadores

Para participar como avaliador dos trabalhos que serão submetidos ao evento, é preciso ter no mínimo o Ensino Superior completo (para a Jornada), e no mínimo Especialização completa (para o Simpósio), podendo ser pertencente ao quadro de servidores do IFSULDEMINAS ou não. Ao realizar a inscrição, que segue até o dia 20 de junho, o participante precisará preencher seus dados pessoais, informar link de acesso ao Currículo Lattes, bem como temática que deseja avaliar.

A Jornada e o Simpósio

A Jornada Científica e Tecnológica e o Simpósio de Pós-Graduação são eventos institucionais multidisciplinares que acontecem nas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais desde 2009. Criados a partir da iniciativa de docentes do Campus Machado, antiga Escola Agrotécnica de Machado, eles têm o objetivo de divulgar a produção científica das instituições de ensino, pesquisa e extensão da região e também para servir como espaço para a troca de experiências e a socialização dos novos conhecimentos adquiridos nessas instituições.

O evento foi institucionalizado em 2011, quando passou a ser gerenciado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) e realizado a cada ano em um dos campi do IFSULDEMINAS, ficando sob a responsabilidade do Núcleo Institucional de Pesquisa e Extensão (NIPE) do Campus escolhido. É formada uma comissão que se divide em "Comissão Científica", responsável pela avaliação dos resumos enviados, e "Comissão Organizadora", responsável por operacionalizar o evento.

• Cadastro de avaliadores: 31 de maio a 20 de junho, por meio deste link
  • Submissão de trabalhos: 7 de junho a 11 de julho, por meio deste link