Página inicial > Notícias > Parceria

Parceria

Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 12h38 | Última atualização em Terça, 09 de Novembro de 2021, 14h39

IFSULDEMINAS lança curso de Português a venezuelanos refugiados em Passos

249534618 4421987044536150 4807986248392080038 nDando sequência à parceria entre o IFSULDEMINAS e o Lions Clube de Passos, o Campus Passos realizou no último sábado, 06 de novembro, a aula inaugural do curso de Português como Língua Adicional aos venezuelanos que residem na cidade desde julho de 2021. Além do curso, a instituição realizou, em agosto deste ano, a doação de 500 itens de vestuários aos 55 estrangeiros refugiados em Passos.

Parceria entre IFSULDEMINAS e Lions Clube de Passos resulta em doações e curso a venezuelanos refugiados

Parceria Texto 1O IFSULDEMINAS - Campus Passos consolidou, no dia 11 de agosto, mais uma parceria na cidade. O momento foi marcado pela entrega de 500 itens de vestuário (100 bonés, 200 tênis e 200 roupas diversas) aos 55 venezuelanos que o Lions Clube de Passos amparou por meio da Operação Acolhida (Força Tarefa Logística Humanitária em parceria com as organizações Refúgio 343 e Visão Mundial). Além da doação, o Instituto Federal irá oferecer ainda um curso de Língua Portuguesa para os refugiados que estão na cidade desde julho de 2021.

O material, fruto de apreensão da Receita Federal, também parceiro do IFSULDEMINAS, servirá para vestir as crianças, adolescentes e adultos estrangeiros que foram acolhidos em Passos. Segundo o presidente da organização, Ricardo Soares Andrade, a receptividade está sendo bastante positiva e a campanha de arrecadação, em geral, está caminhando bem. "Nós conseguimos criar uma rede como se fosse um ecossistema, onde cada um entra com facilidade para poder ajudar e articular. Quando a gente soma as energias, a soma é muito maior do que individualmente”, destacou o presidente do Lions.

A oferta do curso já foi acertada com a assinatura de um Termo de Cooperação entre o reitor doParceria Texto 2 IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli e o presidente do Lions Clube de Passos, Ricardo Soares Andrade, mas detalhes como carga horária e grade curricular ainda estão sendo elaborados pela assessoria internacional da Reitoria.

Para o diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes, essa iniciativa reforça a missão do Instituto Federal no sentido de servir à comunidade por meio do ensino público, gratuito e de qualidade. "Temos ótimos profissionais da educação, e eles estão prontos para auxiliar e acolher essas pessoas que deixaram seu país em busca de um futuro melhor aqui".