Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Power4Girls
Início do conteúdo da página

Power4Girls

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 07h55 | Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2022, 11h17

 Equipe Volúpia, finalista da rede federal, apresenta projeto em Brasília

WhatsApp Image 2022 09 19 at 16.09.27Educação e proteção: esse é um dos objetivos da equipe Volúpia, que trabalha no desenvolvimento de um protetor sexual íntimo para mulheres que fazem sexo com outras mulheres. Coordenado pela professora de Biologia do IFSULDEMINAS - Campus Passos, Tatiane Souto, com participação das alunas do Técnico em Informática Pietra Garcia Gomes Beraldo e Camila Sousa Bonfim e da aluna do Técnico em Produção de Moda Amanda Gabrielly Silva Alves, a equipe esteve em Brasília de 15 a 18 de setembro para apresentar o pitch do projeto, que estava entre os 20 finalistas de toda a rede federal.

De acordo com Tatiane, o projeto conquistou nota máxima em todos os quesitos, mas não ficou entre os três classificados porque os jurados levaram em consideração quem já possui protótipo desenvolvido e a equipe Volúpia ainda está desenvolvendo o produto. "Tivemos vários retornos positivos, conhecemos várias pessoas importantes que vão nos ajudar a lapidar ainda mais o nosso produto, ir moldando para deixá-lo mais competitivo no mercado", destacou a docente.

Além disso, segundo Tatiane, há planos de levar o projeto até a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) no próximo ano. "Queremos continuar a desenvolver o projeto, levando-o efetivamente à  implantação e, dessa forma, ajudar na saúde sexual feminina".

Ainda de acordo com a professora, o Power4Girls é um programa que ajuda na formação das meninas, mas também na questão do empreendedorismo. "É muito bom! EWhatsApp Image 2022 09 19 at 16.08.46 a parte final coloca os grupos em contato com grandes empresas que podem vir a investir ou a ajudar a melhorar o produto".

O projeto

De acordo com a professora Tatiane, a ideia de desenvolver um protetor sexual íntimo para mulheres que fazem sexo com outras mulheres (MSM) surgiu através de estudos envolvendo bibliografias científicas e que relataram uma prevalência da transmissão de IST (Infecções Sexualmente transmissíveis) em MSM e tratavam da inexistência de um método de proteção para sexo entre vaginas e para o sexo oral vaginal especificamente além de atribuir a inexistência de materiais de informação sobre práticas sexuais seguras sobre IST para este público.

A docente conta que após assistir a uma palestra online em fevereiro de 2021, realizada no projeto de extensão "COMversando" sob coordenação da professora Lícia Frezza Pisa que visava a discussão sobre gravidez na adolescência, percebeu, em interação com o público, a importância de levar a questão das consequências das relações sexuais para além da gravidez e de como MSM estavam excluídas destas discussões, como se essa relação entre mulheres não existissem.

 


Projeto do IFSULDEMINAS é selecionado em programa internacional de liderança feminina

272959839 4853434971436275 8373574532834067639 nA equipe Volúpia, do IFSULDEMINAS - Campus Passos, foi uma das vinte selecionadas de toda a Rede Federal para participar, entre março e setembro de 2022, do Power4Girls - Empower to Lead, um programa internacional com foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança.

Coordenado pela professora de Biologia Tatiane Souto, com participação das alunas do curso Técnico em Informática Pietra Garcia Gomes Beraldo e Camila Sousa Bonfim e da aluna do Técnico em Produção de Moda Amanda Gabrielly Silva Alves, a equipe Volúpia trabalha no desenvolvimento de um protetor sexual íntimo para mulheres que fazem sexo com outras mulheres e sofrem com alta prevalência de infecções sexualmente transmissíveis (IST).

De acordo com a professora Tatiane, a ideia de desenvolver um protetor sexual íntimo para mulheres que fazem sexo com outras mulheres (MSM) surgiu através de estudos envolvendo bibliografias científicas e que relataram uma prevalência da transmissão de IST (Infecções Sexualmente transmissíveis) em MSM e tratavam da inexistência de um método de proteção para sexo entre vaginas e para o sexo oral vaginal especificamente além de atribuir a inexistência de materiais de informação sobre práticas sexuais seguras sobre IST para este público. A docente conta que após assistir a uma palestra online em fevereiro de 2021, realizada no projeto de extensão "COMversando" sob coordenação da professora Lícia Frezza Pisa que visava a discussão sobre gravidez na adolescência, percebeu, em interação com o público, a importância de levar a questão das consequências das relações sexuais para além da gravidez e de como MSM estavam excluídas destas discussões, como se essa relação entre mulheres não existissem.

"Este é um projeto transformador envolvendo meio ambiente e sustentabilidade que vai ao encontro dos objetivos da Agenda 2030, que é um apanhado de metas, norteadoras e perspectivas definidas pela ONU para atingirmos a dignidade e a qualidade de vida para todos os seres humanos do planeta. O desenvolvimento de um protetor sexual íntimo para MSM visa assegurar a saúde sexual universal e alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de todas as mulheres e meninas, bem como a conscientização planetária", ressaltou Tatiane.

Para a aluna Pietra, é uma oportunidade imensurável, para todas que fazem parte desse programa, apresentar um projeto tão importante como esse. "Espero que possamos não só apresentar a proposta de um protetor sexual para mulheres que fazem sexo com outras mulheres, mas também ter a chance de desenvolvê-lo durante o programa e também desenvolver habilidade em nós para realizar toda essa proposta de forma efetiva".

A colega Camila também possui boas expectativas em relação ao programa. Ela quis participar do projeto "porque é uma incrível oportunidade de desenvolver um produto inédito e de enorme importância para o conforto e a saúde da mulher".

Power4Girls

O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA, e tem parceria com o Instituto Gloria e apoio institucional do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Entre os meses de março e setembro, todas as 20 equipes selecionadas participarão de oficinas, palestras, atividades interativas on-line e serão expostas aos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos, design thinking, storytelling e ferramentas do mundo virtual.  Em setembro, na conclusão da edição de 2022 do programa, as equipes irão para Brasília para apresentarem os seus projetos em uma feira de inovação e farão um pitch final, visando soluções para algum problema enfrentado em suas respectivas comunidades. Para a edição de 2022, o tema será Meio Ambiente e Sustentabilidade, contribuindo com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU.  

Texto: Professora Tatiane com informações do Power4Girl

Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

 

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página