Página inicial > Notícias > FIC: conhecimento e emprego

FIC: conhecimento e emprego

Publicado: Terça, 12 de Abril de 2022, 11h19 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 08h40

Curso de Corte e Costura lança estudantes para mercado de trabalho

WhatsApp Image 2022 04 12 at 09.11.00Em sua segunda edição, o curso de Corte e Costura do IFSULDEMINAS - Campus Passos continua rendendo bons frutos na cidade. Em contato com a coordenadora da capacitação, professora Jussara Teixeira, a empresa de alfaiataria de Agület firmou uma parceria com a instituição em que alunas serão treinadas e remuneradas pelo serviço de costura.

De acordo com a assessora de processos e gerente comercial da Agület, Alessandra Vieira, a empresa está apostando muito no sucesso do processo, tendo em vista que os gestores valorizam as costureiras e acreditam que exista escassez de mão de obra na cidade. "Nossa marca traz, dentro do propósito, a narrativa sobre o trabalho manual. Sendo assim, essas cinco alunas terão a oportunidade de serem orientadas e treinadas de perto. Essas profissionais são as responsáveis pelo primordial das peças e o produto é específico, então só assim para garantir a eficiência. É um trabalho árduo, mas logo ambas as partes terão sucesso no processo", comentou Alessandra. Ainda segundo a assessora de processos, a princípio as alunas serão remuneradas pelas peças confeccionadas e, após o treinamento, estando aptas a costurar pela marca, a contratação será formalizada.

Este é o primeiro contato da aluna Pollyana de Brito com a costura e ela ficou muito feliz por ter sido selecionada para o projeto. "Minha WhatsApp Image 2022 04 12 at 09.31.44 experiência está sendo muito boa, já aprendi a fazer bolsos e tenho muitas expectativas, pois as roupas da Agulet são lindas!" A colega Silvane Santos também está satisfeita com a proposta, pois trabalha com máquina doméstica confeccionando panos de prato e já enxerga novas oportunidades. "Estou gostando muito, minha experiência está sendo única! Estou aprendendo outra habilidade e uma nova profissão para o meu currículo".

Além do treinamento oferecido às alunas, a empresa também dará a oportunidade de os estudantes do curso de Design de Moda conhecerem o processo industrial de uma confecção. Em contrapartida, o Campus Passos se comprometeu a adequar parte dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para a alfaiataria a fim de atender com maior precisão empresas como essa. "Essas parcerias deveriam acontecer mais vezes, pois é para isso que o IFSULDEMINAS está aqui: formar bons profissionais e contribuir com o desenvolvimento regional. De modo geral, fiquei muito feliz em ter uma empresa do setor produtivo nos valorizando como fonte de geração de conhecimento", comemorou a professora Jussara.

O curso de Corte e Costura integra o projeto Capacita Sul Minas, realizado via emenda parlamentar do Deputado Federal Odair Cunha (PT-MG). Em 2021, 106 estudantes receberam certificação (nos campi de Passos e Machado). Neste ano, atualmente 37 alunas participam da capacitação em Passos.