Página inicial > Notícias > Luta antimanicomial

Luta antimanicomial

Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 08h34 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 08h35

Campus Passos organiza evento no dia nacional da luta antimanicomial

Foto 05No dia 18 de maio, os estudantes do curso técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS- Campus Passos, sob a coordenação da professora Andréa Cristina Alves, realizaram, na Praça do Rosário, um evento alusivo ao dia Nacional de Luta Antimanicomial com o lema: "Desmascarando a hipocrisia: loucura é verso e liberdade, poesia!"

Segundo a professora Andréa, o movimento antimanicomial se caracteriza pela luta dos direitos das pessoas com transtorno mental, e vem para desconstruir o processo da "loucura", que basicamente era pautado no isolamento e segregação de corpos. Dentro dessa luta está o combate à ideia de que se deve isolar o sujeito em nome de pretensos tratamentos como psiquiatrização e medicalização da vida. Um modelo de tratamento baseado apenas na segregação e mortificação da subjetividade e singularidade que rodeiam até os dias atuais as pessoas e o adoecimento psíquico.

"O movimento da luta antimanicomial nos faz lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade, além de receber o cuidado e tratamento sem que para isso tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos", reforçou a docente.

Além de atividades de conscientização sobre o tema, os alunos realizaram aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientação em saúde à população participante.