Página inicial > Notícias > Projeto social

Projeto social

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 08h54 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 09h00

Moradores de rua recebem bolsas confeccionadas por estudantes do Campus Passos

WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.12.27No último domingo, 26 de junho, o IFSULDEMINAS - Campus Passos realizou a doação de bolsas para 50 pessoas em situação de rua da cidade. O projeto foi desenvolvido por estudantes dos cursos Design de Moda e Costura.

De acordo com a coordenadora, professora Jussara Teixeira, o campus foi procurado pela assistente social Fabiana Nascimento Marques e pelo integrante do Centro de Aprendizagem Pró-menor de Passos (CAPP), Gilberto Andrade, com a demanda: as pessoas em situação de rua não tinham onde guardar seus pertences, incluindo os cobertores. Diante disso, a CAPP doou 45 metros de retalhos em jeans e os estudantes do campus ficaram responsáveis por desenvolver, modelar e costurar o acessório. A força tarefa durou uma semana e todas as 50 bolsas entregues foram nomeadas.

Para Jussara, os projetos dessa magnitude são muito importantes para a formação do corpo discente, pois os envolve em um sistema marginalizado pela sociedade, mas que  também necessita de cuidado, atenção e ajuda por parte da sociedade em geral. "De modo geral, um Design de Moda irá desenvolver produtos com o objetivo de venda, mas se faz muito importante também em trabalhos como este, onde o produto foi pensado, desenhado, pilotado na demanda específica deles", ressaltou a docente.WhatsApp Image 2022 06 27 at 17.12.30 1

A aluna bolsista Letícia Maria Alves da Silva ficou satisfeita com o projeto, destacando que é "muito gratificante ver que o que foi ensinado nas salas de aula pode, além de me dar uma profissão, também ajudar outras pessoas. Eu trabalhei muito nesta última semana, mas me senti muito feliz hoje, entregando as bolsas. Valeu a pena".