Página inicial > Notícias > Expedição 2022

Expedição 2022

Publicado: Sexta, 05 de Agosto de 2022, 08h14 | Última atualização em Sexta, 05 de Agosto de 2022, 08h39

Expedição em Silvianópolis envolve aprendizado e troca de experiências

WhatsApp Image 2022 07 26 at 10.34.41Oito alunos dos cursos de Administração e Produção Publicitária do IFSULDEMINAS - Campus Passos trocaram uma semana de férias para viverem uma experiência única em Silvianópolis (MG). Eles participaram do projeto Expedição da instituição, de 24 a 30 de julho, com o tema "Encontrar e Transformar".

Nesse período, os estudantes, sob a coordenação da professora Heliza Faria e a colaboração das servidoras Paula Monteiro e Helena Madeira, ofertaram capacitação, oficinas, rodas de conversa, dinâmicas e bate-papo com a população silvianopolense.

A programação, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Silvianópolis e de instituições não governamentais, levou capacitações nas áreas de Turismo Rural e Auxílio Brasil, Papo Jovem, Hora da Historinha, Gincana Ecológica, Oficina de Pão de Queijo, Cine Pipoca e Cãominhada.

Participante de diversas atividades, entre elas a capacitação Auxílio Brasil, a moradora Célia Franco, de 71 anos, perdeu o marido para a COVID em 2020 e, para manter aWhatsApp Image 2022 08 05 at 07.56.59 mente lúcida, voltou a estudar e agora faz artesanato e toca violão. "É bom experimentarmos coisas novas! Participei dessa palestra e, apesar de sempre ter o pé o no chão e fazer as minhas economias, gostei bastante do que foi passado na conversa".

A estudante do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Magalhães Carneiro, Sara Alves, aproveitou o Papo Jovem ofertado pelos voluntários da Expedição para sanar algumas dúvidas sobre o SISU e o PROUNI. "Além disso, gostei bastante do teste vocacional, os meus resultados foram bacanas e confirmaram o meu desejo por cursar Letras", comentou.

WhatsApp Image 2022 07 27 at 13.59.14Além das atividades de extensão, a equipe realizou uma imersão na cultura e na culinária da cidade mineira que conta com aproximadamente 6,2 mil habitantes. O aluno de Administração Álvaro Rodrigues destacou que o acolhimento da população e a troca de experiências com as crianças, jovens e idosos foi algo muito legal! "Isso contribuiu muito para o meu aprendizado, porque no curso é importante saber trabalhar com e para pessoas. E esse é um projeto que nos melhora como pessoa". A colega Joyce Cruz também embarcou nessa aventura em busca de troca de experiências, sobretudo o "contato com a comunidade, especialmente com as crianças. Foi muito bom ver a alegria, a satisfação e o ânimo delas", comentou.

Para a estudante de Administração do Campus Passos, Thaís Feitosa, a "experiência ajudou a desenvolver a sua oratóriaWhatsApp Image 2022 07 28 at 11.55.03 e também a capacidade de interação com todos os tipos de público". O aluno de Produção Publicitária Igor Cândido ressaltou que "vários pontos contribuirão para o seu aprendizado profissional, dentre eles estar preparado para imprevistos na execução de projetos e a importância da boa comunicação, gentileza e esforço no trabalho em equipe".

O PROJETO NO IFSULDEMINAS

O programa teve início em 2016. Desde então, 46 equipes participaram da ação e percorreram 24 cidades diferentes, totalizando mais de 16 mil km. No total, mais de 400 alunos e 80 servidores participaram da iniciativa. Com isso, atenderam a mais de 40 mil pessoas (direta e indiretamente).

As ações são propostas pelas equipes, incluindo alunos e servidores, para os municípios parceiros. Assim, pretende-se ampliar o bem-estar das comunidades na melhoria da saúde, do saneamento básico e da geração de renda, socializando conhecimento, capacitando e qualificando a população em diversas áreas como: educação, saúde, meio ambiente, agropecuária, cultura, direitos humanos, dentre outras.

A iniciativa estimula o trabalho solidário e voluntário, despertando a responsabilidade cívica nos estudantes, além de oferecer oportunidade para desenvolver o trabalho em equipe e a aplicação de conhecimentos práticos.