Página inicial > Notícias > Visita Técnica Enfermagem

Visita Técnica Enfermagem

Publicado: Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 09h50 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 10h28

Estudantes de Enfermagem visitam museu psiquiátrico de Barbacena

PHOTO 2022 12 19 07 48 18 2No dia 15 de dezembro, os estudantes do curso Técnico em Enfermagem realizaram uma visita técnica ao Museu da Loucura, localizado em Barbacena/MG. Acompanhados da professora Andréa Alves, os vinte e um alunos tiveram a oportunidade de fazer uma conexão com o que foi ensinado em sala de aula.

Segundo Andrea, a visita guiada ao Museu revelou a evolução histórica da Psiquiatria como especialidade médica a partir do século XIX e evidenciou a instalação, em 1903, da primeira instituição psiquiátrica de Minas Gerais, conhecida nacionalmente como Hospital Colônia de Barbacena, apontando os caminhos e descaminhos percorridos ao longo desse período.

"A visita retratou toda a desumanidade dispensada às pessoas com transtorno mental nos tratamentos que ocorriam no interior dos hospitais. Na exposição, nossos alunos viram diversos instrumentos e fotos que apresentavam todo esse sofrimento ao qual aquelas pessoas eram submetidas", detalhou a docente.

Por fim, os estudantes participaram de uma Roda de Conversa realizada com os profissionais da saúde mental da Rede de Atenção Psicossocial do município e ex-internos do Hospital Colônia.