Página inicial > Notícias > Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 08h43 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 08h45

Professora representa campus em congresso voltado para o Setembro Amarelo

382325062 18386585155060170 1056691533671467825 nO 1º Congresso de Prevenção do Suicídio e Promoção da Saúde Mental, realizado de 25 a 29/09 em Araguari/MG, traz no seu escopo a importância de se discutir o Setembro Amarelo. Iniciativa conjunta da prefeitura da cidade em colaboração com o IMEPAC e o IFSULDEMINAS - Campus Passos, o evento conscientiza sobre a importância da promoção de saúde mental e a prevenção ao suicídio.

Ao longo da semana, diversas atividades foram realizadas, incluindo discussões, palestras e apresentações de trabalhos científicos, com o intuito de fornecer recursos para identificar sinais de alerta, facilitar o acesso aos cuidados e fortalecer o bem-estar emocional. Uma mesa redonda, composta por representantes das escolas municipais, estaduais e particulares, bem como pelo coordenador do Cejusc e do Caps infantojuvenil, discutiu propostas voltadas para o contexto escolar.

A capacitação sobre a identificação dos fatores de risco e a adoção de fatores protetivos de suicídio foi conduzida pela enfermeira e doutora, professora Andréa Cristina Alves, que é pesquisadora no Campus Passos. Ela discutiu cuidados em saúde mental e prevenção do suicídio, indo além da campanha do Setembro Amarelo, e promoveu a construção de novas práticas que contribuem para a promoção da saúde mental.

Durante o Congresso, também ocorreu a Conferência Municipal de Promoção à Saúde Mental, com o objetivo de reunir sugestões para a criação do Plano Municipal de Saúde385033822 18387311218060170 8575403836673403792 n Mental e prevenção ao suicídio. A programação da Semana teve um foco especial na capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e membros da comunidade em geral.

No encerramento do Congresso, foram apresentados trabalhos científicos abordando diversos aspectos relacionados ao tema. Esses trabalhos foram avaliados por uma comissão científica composta por membros da Prefeitura de Araguari, IMEPAC e IFSULDEMINAS - Campus Passos, com a concessão de prêmios para os destaques.

Texto: professora Andréa Alves

Revisão: Ascom/Campus