Publicação em Revista
Pesquisa científica produzida no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS - Campus Passos aborda a criação de “um modelo teórico metodológico para avaliar a qualidade do argumento de prova” no Ensino da Matemática. O estudo intitulado “Um modelo para avaliação do argumento de prova em contextos de ensino baseado em argumentação coletiva” foi publicado recentemente na Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – RIPEM (Qualis A1) pelo professor Fredy Coelho Rodrigues do IFSULDEMINAS, Campus Passos.
De acordo com o professor Fredy o modelo apresentado em sua publicação na revista RIPEM permite avaliar de forma eficaz a qualidade do argumento de prova utilizado para fins de validação de uma ideia científica, constituindo, assim, uma ferramenta para análise de dados para futuras pesquisas no campo da Educação Matemática, além de ser um instrumento útil para o professor de Matemática avaliar o nível de prova dos seus alunos em sala de aula”. O estudo completo pode ser acessado por meio deste link aqui.
O professor Fredy ressalta que este é o primeiro resultado de uma série de pesquisas que ele vem desenvolvendo no campo da “Argumentação, demonstração e prova em Educação Matemática” junto o grupo de pesquisa “Divulgação e Ensino de Ciências” da Unesp em colaboração com o seu supervisor de Pós-doutorado professor Marco Aurélio Alvarenga Monteiro. A respeito dessa parceria, o professor informa que está trabalhando atualmente na elaboração da proposta de criação de um grupo de estudo e pesquisa na área de “Ensino e Tecnologia” junto ao Campus Passos para atuar como um segmento do grupo de pesquisa do qual faz parte junto a Unesp. “Pretendemos que o grupo atue no desenvolvimento de pesquisas e produtos educacionais para atender as demandas das escolas públicas locais”, explica o professor Fredy.
Redes Sociais