Página inicial > Notícias > Cursinho Prepara

Cursinho Prepara

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2024, 11h17 | Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2024, 11h35

Dia letivo do cursinho Prepara traz temas transversais

Cursinho1Os estudantes do cursinho preparatório do IFSULDEMINAS – Campus Passos, que é direcionado aos alunos das escolas públicas de Passos e região, participaram, no dia 30 de agosto, de uma aula especial. A programação do dia letivo trouxe temas transversais, como bate-papo sobre escolha de profissão, vestibular e visitas em laboratórios.

Inicialmente, foram realizadas dinâmicas conduzidas pela psicóloga Suzana Esteves Quadros, que teve como proposta inicial a reflexão sobre a escolha de um curso técnico e da profissão, visando discussões futuras. Já a pedagoga Aline Gonzaga Ramos destacou a importância do setor pedagógico, da assistência social e de toda a equipe do SAE e ressaltando os programas e auxílios da instituição que visam garantir a assistência e permanência do estudante na vida escolar do IFSULDEMINAS. A técnica em assuntos educacionais Laressa Silva também promoveu uma apresentação dos trâmites para a realização da matrícula em caso de aprovação no vestibular 2024.

Por fim, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de Química e Biologia doCursinho 2 campus e, recepcionados pela professora de Biologia Tatiane Beltramini Souto, puderam vivenciar os resultados de uma aula prática de extração do DNA das frutas morango e banana, além de visualizarem através do microscópio o preparo de lâminas biológicas e do acervo de artrópodes.

Segundo o coordenador, professor André Luis, esse primeiro momento dos temas transversais permitiu que os estudantes conhecessem um pouco do campus, fazendo-os perceber o quanto a instituição tem a oferecer na trajetória acadêmica de cada um. Além disso, "o momento permitiu sentir o quanto os alunos do Prepara IFSULDEMINAS ficaram emocionados e encantados ao encontrar espaços e estruturas voltadas ao ensino, as quais não existem em suas realidades estudantis de origem".