Página inicial > Notícias > Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2024, 09h27 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2024, 09h27

Enfermagem ministra palestra sobre comportamento suicida

Imagem do WhatsApp de 2024 09 16 às 18.00.55 9ce22a94Nessa segunda, 16 de setembro, a professora do curso Técnico em Enfermagem do Campus Passos, Andréa Cristina Alves, promoveu uma palestra para profissionais da rede de saúde de São Sebastião do Paraíso/MG e região com o tema "Comportamento Suicida: como acolher e oferecer uma escuta qualificada"?  A formação teve como objetivo capacitar os presentes de forma que saibam lidar com situações de risco, proporcionando uma abordagem mais acolhedora e humanizada no atendimento a pessoas em comportamento suicida.

A docente destacou a importância do acolhimento adequado e da escuta qualificada, elementos fundamentais na prevenção do suicídio. Durante o evento, foram abordadas estratégias de comunicação segura, identificação de sinais de risco e os fatores protetivos que podem auxiliar na intervenção precoce. "Nossos alunos participaram ativamente da formação, ampliando seus conhecimentos e vivências sobre o tema. Esse tipo de formação fortalece a atuação dos futuros profissionais da saúde, preparando-os para lidar com cenários críticos, contribuindo para uma assistência mais qualificada e empática", ressaltou.

Ainda segundo Andréa, a ação faz parte do compromisso contínuo do IFSULDEMINAS em "promover a educação de qualidade e a formação humanizada dos alunos, bem como em colaborar com as redes de saúde da região, oferecendo suporte técnico e capacitação em temas de grande relevância social".