Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pesquisa matemática em Revista
Início do conteúdo da página

Pesquisa matemática em Revista

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2024, 09h13 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 09h14

Matemática publica pesquisa em revista da área

Estudo científico produzido no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSULDEMINAS - Campus Passos destaca resultados inéditos na compreensão do tema envolvendo a natureza e o design geométrico das estruturas globais de argumentação no ensino da matemática. O estudo intitulado “A natureza das estruturas globais de argumentação em um contexto de ensino baseado em argumentação coletiva” foi publicado recentemente na Revista Educação Matemática Pesquisa (Qualis A1) pelo professor Fredy Coelho Rodrigues do IFSULDEMINAS, Campus Passos.

De acordo com o professor Fredy, professor do curso de Matemática e autor do estudo, o objetivo da pesquisa foi investigar a natureza das estruturas globais de argumentação em um contexto de ensino baseado em argumentação coletiva durante a realização de uma investigação matemática. Para tanto, foi proposto a realização de um estudo de caso junto aos alunos participantes da pesquisa e vinculados ao curso de Licenciatura em Matemática da Instituição. Os dados foram coletados por meio de registros escritos em torno de uma atividade realizada em grupo, bem como por meio de videogravação da argumentação coletiva. Com base no referencial teórico metodológico que tange o assunto e em resultados de estudos anteriores publicados pelo professor Fredy, os dados foram analisados de modo a identificar a estrutura de argumentação gerada e o papel do professor no design desta estrutura.  Como resultado, foram identificadas seis composições estruturais distintas (estrutura fonte; estrutura de linha; estrutura espiral; estrutura de argumentos independentes; estrutura reservatório; estrutura fonte divergente), sendo a estrutura “fonte divergente” um contributo inédito à literatura de pesquisa.  O estudo ainda revelou que o tipo de apoio fornecido pelo professor durante a argumentação coletiva interfere na anatomia/design destas estruturas. O estudo completo pode ser acessado pelo link https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/64402

O professor Fredy ressalta que este é o primeiro resultado de uma série de pesquisas que ele vem desenvolvendo no campo da “Argumentação, demonstração e prova em Educação Matemática” junto o grupo de pesquisa “Divulgação e Ensino de Ciências” da Unesp em colaboração com o seu supervisor de Pós-doutorado professor Marco Aurélio Alvarenga Monteiro. O próximo passo na realização de novos estudos, segundo o professor, é investigar a natureza e o design destas estruturas argumentativas em ambientes de programação envolvendo o pensamento computacional durante a resolução de problemas. Em relação a este assunto, o professor pontua que esta ação propositiva já é alvo de financiamento junto ao Campus Passos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página