Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigo Argumentação no Ensino da Matemática
Início do conteúdo da página

Artigo Argumentação no Ensino da Matemática

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2024, 08h02 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 08h05

Artigo publicado na Revista Ensino da Matemática em Debate discute o estado do conhecimento da produção científica internacional sobre o tema “Argumentação no Ensino da matemática”.

O estudo teve por objetivo apresentar um panorama sobre o estado do conhecimento relativo ao tema “argumentação no ensino da matemática”, evidenciando os principais focos temáticos de pesquisa, bem como as possibilidades de investigação decorrente do que se constitui tendência de pesquisa sobre o assunto. O corpus de análise foi composto por 32 trabalhos envolvendo artigos científicos de alto impacto disponibilizados na plataforma Web of Science. Como resultado deste estudo o professor Fredy aponta que foi possível construir um panorama sobre a produção acadêmica, a nível internacional, através de uma realidade constituída pelo conjunto de trabalhos analisados envolvendo o tema. Nos resultados são apresentados: a descrição da produção científica internacional, assim como os principais focos temáticos de pesquisa e as tendências e possibilidades de investigação em decorrência da exploração do assunto.

Ainda de acordo com o professor Fredy o estudo tem grande relevância para o campo da Educação Matemática haja visto que o tema “argumentação” é uma das 10 competências gerais propostas pela BNCC para a formação integral do aluno na Educação Básica. Dessa forma, o estudo pretende contribuir para situar pesquisadores brasileiros sobre as tendências de pesquisa sobre o tema. Para além disso propões reflexões que visam aprimorar a implementação da prática argumentativa em sala de aula.

O trabalho completo pode ser acessado pelo link https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/66424/46206

O estudo constitui um dos resultados de pesquisa de pós-doutoramento do prof. Fredy realizado junto a UNESP em parceria com o grupo de pesquisa “Divulgação e Ensino de Ciências” sob a liderança do professor Marco Aurélio Alvarenga Monteiro. Para o ano de 2025 “pretendemos lançar um livro contemplando toda uma coletânea de artigos de alto impacto e desenvolvidos sobre a temática durante. A ideia é tornar o conhecimento sobre o tema mais acessível ao professor de matemática da Educação Básica” destaca Fredy.

registrado em:
Fim do conteúdo da página