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Pesquisa Matemática

Publicado: Quinta, 27 de Março de 2025, 09h56 | Última atualização em Quinta, 27 de Março de 2025, 09h56

Resultados da pesquisa “Argumentações e provas na formação de professores em matemática

Em uma publicação recente intitulada “Argumentações e provas na formação de professores em matemática” o professor Fredy Coelho Rodrigues do IFSULDEMINAS, Campus Passos apresentou os resultados de sua pesquisa de pós-doutorado realizado junto a Faculdade de Engenharia e Ciências da UNESP.

O livro foi publicado em março de 2025 pela editora Dialética e reúne contribuições inéditas de pesquisas realizadas pelo professor Fredy no campo da “Argumentação, demonstração e prova em Educação Matemática” em parceria com o professor Marco Aurélio Alvarenga Monteiro e o grupo de pesquisa “Divulgação e Ensino de Ciências” da Unesp de Guaratinguetá.

A obra, portanto, é composta por 6 capítulos que descrevem resultados de pesquisa sobre o tema da argumentação no ensino da matemática. No capítulo 1 é apresentado o campo da argumentação científica. Na sequência, o capítulo 2 apresenta o panorama das pesquisas sobre argumentação no ensino da matemática: a produção nacional e a formação do professor que ensina matemática. Já o capítulo 3, tomando como referência o que é tido como tendência junto a literatura nacional, os autores apresentam um tipo de pesquisa empírica realizada por eles com o objetivo de explorar a argumentação na formação inicial de professores em matemática por meio de uma atividade de investigação. No capítulo 4, considerando que as pesquisa nacionais focam mais o argumento de prova durante a argumentação, os autores, portanto, propõem um modelo teórico-metodológico para avaliar a qualidade do argumento de prova durante uma argumentação coletiva. Por sua vez, no capítulo 5 é apresentado o estado do conhecimento da produção científica internacional sobre a argumentação no ensino da matemática. Por fim, no capítulo 6, é apresentado um tipo de pesquisa empírica realizada pelos autores em consonância com as tendências de pesquisa identificadas junto a literatura internacional. Convidamos o leitor a explorar a relação argumentação e prova na formação de professores em matemática e compreender aspectos importantes relativo a temática que impactam diretamente o ensino da matemática em sala de aula (Rodrigues e Monteiro, 2025).

Alguns pontos de destaque do livro são evidenciados pelo professor Fredy.

Ao longo da obra exploramos a modelagem geométrica do discurso argumentativo em situações de argumentação coletiva em sala de aula e concluímos que os diferentes tipos de apoio fornecido pelo professor durante a argumentação coletiva interferem na anatomia/design das estruturas globais de argumentação dos alunos. Em especial, a “estrutura fonte divergente”, um dos achados da pesquisa além de permitir a compreensão de elementos do raciocínio dos alunos, também auxilia na compreensão da atuação didática do professor.

Para Fredy, a principal contribuição da obra envolve a apresentação de “um modelo teórico metodológico para avaliar a qualidade do argumento de prova” em atividades de ensino em sala de aula. O modelo permite avaliar de forma eficaz a qualidade do argumento de prova utilizado para fins de validação de uma ideia científica, constituindo, assim, uma ferramenta para análise de dados para futuras pesquisas no campo da Educação Matemática, além de ser um instrumento útil para o professor de Matemática avaliar o nível de prova dos seus alunos em sala de aula.

O livro “Argumentações de provas na formação de professores em matemática” de autoria de Fredy Coelho Rodrigues e Marco Aurélio Alvarenga Monteiro foi publicado nas versões de livro físico e livro digital e podem ser adquiridos diretamente pelo site da Editora Dialética ou site da Amazon.

A pesquisa de pós-doutorado bem como a produção do livro contou com o suporte financeiro do Programa de Incentivo a Qualificação (PIQ) do IFSULDEMINAS Campus Passos.

 

 

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