2º Semestre: eventos Produção Publicitária
Participações em eventos fazem história no 2º semestre
Professores e estudantes do curso de graduação de Tecnologia em Produção Publicitária estiveram presentes em diferentes eventos, tanto regionais, quanto nacional e internacional, compartilhando pesquisas e saberes que envolvem a inovação na área da comunicação.
Um deles foi o trabalho “Crie o que você quer ser: uma análise da atenção visual em campanha de comunicação institucional com uso de eye tracking”, das estudantes Lívia Mendonça dos Santos, Anna Clara Gomes de Carvalho, Dayane da Penha Cruz, Erika Aparecida de Oliveira e Leticia Oliveira Araújo, junto aos professores Diogo Kawano e Lícia Pisa. A equipe participou da 48ª Edição do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, evento que é realizado desde 1977 e é o maior congresso do Brasil na área.
O trabalho, de caráter inovador, foi resultado de atividades realizadas no 5ª período do próprio curso, de forma integrada a diferentes disciplinas. Para o coordenador do curso e professor, Diogo Kawano, foi uma experiência muito importante. “É um trabalho que viabiliza integração efetiva entre disciplinas, ao mesmo tempo que responde a demandas do setor produtivo e desenvolve pesquisa científica de caráter inovador. Hoje, há pouquíssimas universidades que possuem um Laboratório de Estudos em Neurociência da Comunicação, e ter isso no campus é um enorme diferencial”, avalia. A apresentação das estudantes no Intercom Nacional aconteceu de forma remota em uma das etapas do Congresso, em agosto deste ano.
Já em setembro, ocorreu a etapa do Intercom presencial, no Centro Universitário FAESA, em Vitória (ES), com o tema "(Re)pensar a Comunicação - ensino, pesquisa e extensão" e dela participou o professor Diogo Kawano, com a apresentação do trabalho no Grupo de pesquisa em Publicidade e Propaganda, “Pode a inteligência artificial concorrer com o uso de celebridades na publicidade? Um estudo comparativo empírico”, na sessão Publicidade e IA. Atualmente, Diogo também é coordenador nacional da divisão de Publicidade e Propaganda do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Iniciação Científica - INTERCOM.
Em outubro, foi a vez da professora do curso, Daniela Martins Barbosa Couto, expor o trabalho “Sabiá te conta: divulgação científica transmídia”, na modalidade Projeto Prático de Design (prancha), durante o Colóquio Internacional de Design 2025, realizado na Escola de Design da UEMG, em Belo Horizonte. O trabalho apresenta o projeto gráfico e editorial da revista “Sabiá te conta”, desenvolvido pela docente por meio do projeto de extensão aprovado no edital 23/2023 do IFSULDEMINAS - Campus Passos.
E, para encerrar o semestre, houve mais apresentações de trabalhos científicos que, desta vez, se concentraram durante a Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS - JOSIF que, neste ano, aconteceu no campus Passos. Os banners apresentados foram:
- “Avaliação de Campanha Publicitária com uso de Eye Tracking: análise e otimização no processo criativo”, de autoria das estudantes Lívia Mendonça dos Santos, Anna Clara Gomes de Carvalho, Dayane da Penha Cruz, Erika Aparecida de Oliveira e Leticia Oliveira Araújo, com orientação dos professores Diogo e Lícia;
- “O uso da inteligência artifical pelos profissionais das áreas de marketing e comunicação”, da estudante Brenda Tomaz Puglia e do professor Matheus Berto Silva; e,
- “Transmídia e design da informação: possibilidades para a narrativa jornalística”, do estudante João Vitor Brandão Silva e da professora Daniela.
Além das apresentações, houve a 7ª Jornada da Comunicação, principal evento do curso, que contou com dinâmicas durante a JOSIF, exposição, palestras e cerimônia de premiação referente ao novo logo. Para eleger a nova marca do curso de Produção Publicitária, houve votação aberta, sendo que todas as propostas de logos foram feitas pelos próprios estudantes do curso. A vencedora obteve 4.448 votos e foi criada pela equipe composta por Anna Carvalho, Dayane Cruz, Érika Oliveira, Letícia Araújo e Lívia Mendonça.
A ação fez parte das iniciativas do curso para promover o vestibular e celebrar os 10 anos de curso de Produção Publicitária, que foi remodelado para 2026. “Independentemente do resultado, posso afirmar que todos os alunos se engajaram em todo o processo de aprendizado, pesquisa, trabalho em grupo, planejamento e criação, desde o ano passado. É o típico caso em que o percurso vale mais que a chegada em si. Por esse motivo, parabéns a todos!”, avalia o professor Diogo Rogora Kawano, coordenador do curso.
A iniciativa também teve outros dois resultados positivos: o slogan/posicionamento “metade do tempo, o dobro do portfólio”, proposto pelas estudantes Gabriela Oliveira, Lidiane Costa e Mariana Braga, e a melhor campanha/execução - “formação rápida para quem vive de ideia " -, elaborada pelos estudantes João Vitor Brandão Silva, Juliana Oliveira, Maria Clara Santos Barbosa e Mariana Ferreira Nascimento.
Redes Sociais