Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias não publicadas > Estudantes em Ação
Início do conteúdo da página

Estudantes em Ação

Projeto de Incentivo à Divulgação do Vestibular do Ifsuldeminas – Campus  Passos  

1. Identificação  

Instituição: Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Passos  

Curso/Setor Responsável: Curso Bacharelado em Administração / Núcleo de Apoio  Fiscal e Contábil (NAF)  

Título do Projeto: Estudante em Ação – Incentivo à Divulgação do Vestibular  Público-Alvo: Estudantes regularmente matriculados no Campus Passos  

2. Justificativa  

A participação estudantil em ações de divulgação fortalece o sentimento de  pertencimento e promove a imagem institucional. Como ressalta Freire (1996), “a  educação é um ato de amor e, por isso, um ato de coragem”, sendo essencial estimular  o protagonismo do estudante em atividades que ultrapassem a sala de aula.  

Além disso, no contexto do ensino superior, estratégias de comunicação e marketing  são determinantes para atrair candidatos. Kotler e Fox (1994) destacam que “o  marketing educacional eficaz depende do envolvimento ativo da comunidade acadêmica  no processo de promoção institucional”.  

Portanto, a proposta de bonificar os alunos participantes com brindes da Receita  Federal reforça a parceria institucional (via NAF) e valoriza o engajamento discente,  alinhando-se às diretrizes de participação cidadã e de cooperação.  

3. Objetivos  

3.1 Geral  

Estimular a participação dos alunos na divulgação do Vestibular, fortalecendo o vínculo  institucional e ampliando o alcance da campanha.  

3.2 Específicos  

Envolver os estudantes em ações de divulgação digital e presencial.  -Reforçar a parceria entre o NAF e a Receita Federal.  

Valorizar a participação estudantil por meio de brindes.  

Ampliar a visibilidade do Campus Passos em escolas, feiras, eventos e redes sociais.  

4. Metodologia  

1. Convocação de voluntários: inscrição dos alunos interessados.  

2. Capacitação rápida: apresentação das informações sobre o Vestibular e boas  práticas de divulgação.  

3. Ações de divulgação:  

 - Distribuição de panfletos e cartazes em escolas e espaços públicos;   - Postagens e compartilhamentos em redes sociais;  

 - Apoio em eventos institucionais.  

4. Controle: registros de atividades por meio de fotos, listas de presença e relatórios.  5. Bonificação: distribuição de brindes da Receita Federal como reconhecimento pelo  esforço.  

5. Recursos Necessários  

- Brindes: fornecidos pela Receita Federal.  

09 – Calculadoras;  

02 – Lanternas;  

03 – Guarda Chuvas;  

12 – Relógios de mesa  

70 – Bolas emborrachadas  

- Materiais gráficos: cartazes, folders, banners (produzidos pelo campus). 

- Equipe de apoio: docentes e técnicos administrativos ligados ao Curso de Bacharelado em Administração e NAF e à comunicação social. 

6. Resultados Esperados  

- Aumento do alcance da campanha de divulgação;  

- Fortalecimento da imagem institucional;  

- Maior número de inscritos no Vestibular;  

- Engajamento dos estudantes como multiplicadores sociais.  

7. Avaliação  

- Número de alunos voluntários;  

- Locais e escolas alcançadas;  

- Fotos dos locais de divulgação;  

- Relatos e feedback dos participantes.  

8. Cronograma  

Etapa Período
Inscrição de voluntários 25/09/2025 a 30/09/2025 
Capacitação na sede do NAF 01/10/2025 e 02/10/2025
Divulgação 03/10/2025 a 14/11/2025 
Encerramento e entrega de brindes

19/11/2025 

 

Link para inscrição: 

https://forms.gle/HL2nscqvzLAH3Kd39 

 

9. Considerações Finais  

O protagonismo estudantil é um dos pilares da formação cidadã. Para Demo (2004), “o  estudante deve ser visto não apenas como receptor, mas como produtor de  conhecimento e agente ativo de transformação”. Assim, incentivar sua participação na  divulgação do Vestibular amplia o alcance da comunicação institucional e fortalece o  compromisso social do IFSULDEMINAS. 

10. Referências Bibliográficas  

DEMO, P. Educação e qualidade. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.  FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São  Paulo: Paz e Terra, 1996.  

KOTLER, P.; FOX, K. Marketing estratégico para instituições educacionais. São Paulo:  Atlas, 1994.  

BRASIL. Ministério da Educação. Institutos Federais: um novo modelo em educação  profissional e tecnológica. Brasília: MEC, 2009.  

IFSULDEMINAS. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024. Disponível  em: https://www.ifsuldeminas.edu.br. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página