Página inicial > Notícias > Premiações

Premiações

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 09h10 | Última atualização em Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 08h06

Campus Passos coleciona destaques em Olímpiadas Nacionais

O IFSULDEMINAS - Campus Passos vem colhendo os frutos do ensino de qualidade oferecido aos cerca de 1800 estudantes matriculados na instituição. A cada dia, os alunos do Ensino Médio Integrado trazem para a casa medalhas e menções honrosas obtidas em competições nacionais. Neste final de 2019, cabe ressaltar as premiações recebidas nas Olimpíadas de Cartografia, Matemática e Língua Portuguesa.

Mapa Digital produzido pelos alunosObrac

Na Olimpíada de Cartografia (OBRAC), realizada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a equipe composta pelos estudantes Carlos Eduardo da Silva, Rhayssa Machado Pinto, Ana Luíza Pimenta Dutra e João Vitor Freire de Carvalho obteve o 4º lugar na classificação entre 2000 equipes.

Sob orientação do professor de Geografia Rildo Borges Duarte, eles fizeram um mapa digital sobre acessibilidade no entorno do campus, uma maquete da instituição para auxiliar na orientação de deficientes visuais e um StoryMap contando a história, a partir de um mapa digital, de uma família de refugiados venezuelanos que veio morar em São João Batista do Glória.

"Considero a participação em eventos como a OBRAC fundamental para que os alunos possam aplicar e consolidar os conhecimentos que são adquiridos em sala de aula, além de promover a importância do trabalho em equipe. O resultado alcançado pela nossa equipe demonstra a excelência dos processos de ensino-aprendizagem, além de fortalecer nossa posição enquanto instituição promotora de um ensino público de qualidade", destacou Rildo.

O objetivo principal da OBRAC, que está em sua terceira edição, é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, através de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial.

Língua PortuguesaIMG 20191115 WA0081

Os estudantes do 2º ano do curso Técnico Integrado em Comunicação Visual, Carlos Eduardo da Silva e Rhayssa Machado, representaram o campus na Olimpíada de Língua Portuguesa. Eles disputaram as semifinais em São Paulo e foram premiados com medalha de bronze pelo documentário "O que guarda a Canastra?".

A escolha do título do trabalho, orientado pela professora de Língua Portuguesa Kelly D`Angelo, visa "valorizar a região e aquilo que não é possível ser observado aos olhos, pois está relacionado ao eu pessoal, às memórias afetivas", explicou Carlos.

"Não avançamos para a final, mas a experiência foi tão maravilhosa que nem nos demos o direito de ficar tristes por isso. Foi incrível ver que os alunos estavam vivenciando algo inesquecível. Como professora, foi revigorante ter a língua portuguesa e a nossa cultura tão valorizadas. E, o mais importante, nós professores recebemos um tratamento tão especial. Em tempos em que a Educação é desvalorizada e os professores somos intensamente questionados, essa experiência renovou minhas energias e minha certeza de que estamos no caminho certo!", comemorou Kelly.

O concurso envolve escolas públicas de todo o Brasil e é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social. O tema abordado em todas as edições é "O lugar onde vivo", explorado em diversos gêneros textuais, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

alunos de colegios estaduais se preparam para a 2 etapa da obmep 1569523403 1024x524Obmep

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2019 rendeu uma medalha de bronze para a estudante do 3º ano de Comunicação Visual, Letícia Piantino Marques. Além dessa premiação, o IF obteve 11 menções honrosas. A aluna foi orientada pelo professor Marcílio Silva Andrade e a competição no campus contou com a orientação do professor Luciano Alves Carrijo Neto. "Essa é realmente uma conquista importante dentro de uma competição nacional que contou, na sua primeira fase, com aproximadamente 18 milhões de candidatos", pontuou por meio de e-mail o coordenador geral da competição, Cláudio Landim.

Criada em 2005, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. Seu objetivo é, entre outros, estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.

Confira as menções honrosas:

• Carlos Eduardo da Silva, 2 CV
  • Davi Miranda Vaz, 2 TI.
  • Jesiel Augusto Silveira Andrade, 2 TI.
  • João Guilherme Macedo Lemos, 1 TI.
  • João Vitor Evangelista Lopes, 2 TI.
  • Kevin Augusto Reis de Camargo, 2TI.
  • Luma Lara dos Reis, 3CV.
  • Marjorie Oliveira M Pereira, 3CV.
  • Pedro Henrique Ferreira Silva, 1 TI.
  • Pedro Shibuya Ribeiro do Valle, 1 TI.
  • Rayssa Machado Pinto, 2CV.