Página inicial > Notícias > Curso nota máxima

Curso nota máxima

Publicado: Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 08h24 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 09h15

Design de Moda é nota máxima em todos os índices de qualidade da educação superior

2019 10 08O curso superior em Tecnologia em Design de Moda do IFSULDEMINAS – Campus Passos conquistou nota máxima em todos os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referente ao ano de 2018. Esta é a primeira vez que o curso é avaliado e o conceito 5 obtido por ele abrange os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Para a coordenadora do curso, Maria Bernardete Oliveira de Carvalho, esses números representam um trabalho conjunto e integrado de uma equipe consciente do papel social de uma instituição de educação pública e gratuita. “Estamos muito felizes com os resultados. Sabemos que nem tudo se resume a números e indicadores. E que muitas vezes eles não representam a complexidade que é nosso trabalho. Mas recebemos com muito orgulho esse reconhecimento por todo esforço diário que fazemos. Nosso curso é jovem, assim como nosso campus, mas a dedicação de todos os servidores em todos as áreas nos diferencia. Toda a equipe de moda está sempre empenhada em construir estratégias pedagógicas que provoquem a criatividade em nossos alunos. Trabalhamos tendo como referência a formação técnica e humana. Vemos nosso discente como um futuro profissional e um cidadão. Nossos alunos são nossa “matéria-prima " máxima, sem eles não teríamos com quem compartilhar essa experiência e processo. Obrigada e parabéns para todos nós!”

A estudante do 1º período, Raphaela Oliveira, atribuiu o sucesso "à equipe incrível que o campus tem, que batalhou muito por isso, e também aos alunos que são uma parte chave para a realização desse sonho". Já a ex-aluna Thamires Stéfany complementou os elogios da colega, dizendo que sente "orgulho de ter se formado na primeira turma do curso superior de Moda do Campus Passos!"

Vale lembrar que o Design de Moda também obteve o conceito máximo na avaliação para reconhecimento do curso realizada pelo Ministério da Educação (INEP/MEC) em abril MEC MODA 1deste ano. A estrutura que o curso oferece à comunidade acadêmica certamente faz jus à nota cinco. São sete laboratórios à disposição dos alunos para aulas e práticas de Desenho, Moulage, Têxtil, Modelagem, Criação, Corte e Costura. Além disso, o curso conta com projetos voltados para a sociedade e eventos de destaque na cidade e região. “Tendo em vista que Passos e região possuem vocação regional na área de moda e confecção, o intuito é que cada vez mais o curso contribua no fortalecimento do setor, por meio da oferta de profissionais altamente qualificados paras as mais diferentes atividades do setor”, ressaltou a vice-coordenadora, professora Franciele Menegucci.

Índices

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do Exame.

Já o IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado.

Por fim, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).