PSAN

Publicado: Terça, 25 de Maio de 2021, 10h40 | Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 09h45

Campus Passos discute Política de Segurança Alimentar e Nutricional do IFSULDEMINAS

O IFSULDEMINAS está em processo de construção de sua Política de Segurança Alimentar e Nutricional (PSAN). Antes de propor a aprovação do documento, estudantes e servidores dos oito campi contribuem para a sua elaboração. Dessa forma, a comunidade acadêmica está sendo consultada sobre a ação, prevista para acontecer no segundo sementre de 2021.

No Campus Passos, realizou-se, em dois momentos, a apresentação on-line do documento para estudantes e servidores e, a partir disso, eles puderam enviar contribuições para a comissão local. Entre as propostas, estão oficinas de culinária, caderno de receitas, horta escolar e aplicativo para divulgar o cardápio do dia.

Para a presidente do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), professora Camila Codonho, o documento ressalta a questão dos alimentos saudáveis ganharem mais espaço, inclusive na cantina, e elenca alguns itens proibidos, como refrigerantes e ultraprocessados. "Além disso, devemos trabalhar a conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância de se fomentar a economia local com base neste novo padrão de consumo, além de compreender a grande cadeia que hábitos saudáveis na alimentação ocasionam inclusive na saúde pública".

Atualmente, o gerenciamento do refeitório e da cantina são terceirizados. Os estudantes da educação básica têm gratuidade da refeição garantida por lei. Já alunos de cursos superiores podem utilizar os restaurantes mediante pagamento de ticket ou por meio de bolsas concedidas pelo próprio campus.